Veículo: Só Notícia boa
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 18/11/2024

Editoria: L-Founders
Assuntos:

Nova vacina contra câncer de mama agressivo prolonga vida de 77% dos pacientes

O ensaio clínico revelou que a terapia tem uma taxa de sobrevivência de 88% entre os pacientes, três anos após o tratamento. Ela prolongou a vida de 77% das pessoas que participaram do estudo. A vacina é baseada em uma tecnologia de DNA neoantígeno, que identifica e combate mutações únicas nos tumores dos doentes.

“Estamos esperançosos de que seremos capazes de trazer mais e mais desse tipo de tecnologia de vacina para nossos pacientes e ajudar a melhorar os resultados do tratamento em pacientes com cânceres agressivos”, disse William E. Gillanders, professor de cirurgia da Medicina na instituição.

ComercialLivres do câncer

14, dos 18 pacientes que participaram do estudo – 77 por cento –  apresentaram respostas imunes depois da vacina. Após três anos, 16 pacientes permaneceram livres do câncer. Embora o teste seja inicial, isso representa um avanço enorme, disseram os pesquisadores.

O resultado impressiona ainda mais por se tratar do câncer de mama triplo-negativo, um dos mais agressivos. Quando comparada a dados históricos de pacientes tratados de maneira convencional, a taxa de sobrevivência do grupo experimental foi muito superior.

“Obviamente, não é uma comparação perfeita, e reconhecemos as limitações desse tipo de análise, mas continuamos a buscar essa estratégia de vacina e temos ensaios clínicos randomizados em andamento que fazem uma comparação direta entre o padrão de tratamento mais uma vacina, versus o padrão de tratamento sozinho. Estamos encorajados pelo que estamos vendo com esses pacientes até agora”, explicou William.