Veículo: Valor Econômico
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 01/11/2024

Editoria: L-Founders
Assuntos:

Inflação na zona do euro sobe 2% em outubro

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro aumentou 2,0% em outubro na comparação anual, acelerando após a alta de 1,7% em setembro, mostraram dados preliminares da agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

A leitura veio acima da previsão de consenso de 1,9% de economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”. O núcleo da inflação – que exclui itens voláteis de alimentos e energia – aumentou 2,7% em outubro, mesma alta de setembro e ante o consenso de avanço de 2,9%.

Entre os principais componentes da inflação da zona do euro, os serviços tiveram a maior taxa anual em outubro, de 3,9%, estável em comparação com setembro, seguidos por alimentos, álcool e tabaco, de 2,9%, em comparação com 2,4% em setembro.

Por sua vez, os preços de bens industriais não energéticos subiram 0,5%, em comparação com 0,4% em setembro, e os de energia recuaram 4,6%, em comparação com a queda de 6,1% em setembro.

Em base mensal, o CPI da zona do euro subiu 0,3% em outubro, e o núcleo do CPI avançou 0,2%, segundo dados preliminares da Eurostat.