No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais incidente entre as mulheres em todas as regiões, com as maiores taxas observadas nas regiões Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 73.610 novos casos de câncer de mama, o que corresponde a uma taxa de incidência de 66,54 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2022). Na região Sudeste, essa taxa é ainda maior, com 84,46 casos a cada 100.000 mulheres.
Conscientes que o tema câncer de mama é um problema grave e que vem acometendo também mulheres mais jovens, o Grupo Fleury vai doar cerca de exames de ultrassonografias, mamografias, ressonâncias magnéticas, colposcopia, Papanicolau, densitometrias ósseas, ecocardiograma, eletrocardiograma e análises clínicas.
O “Domingo Rosa”, uma ação voluntária realizada anualmente com contribuição de médicos e colaboradores do Grupo Fleury em diversos estados brasileiros, acontecerá em 20 de outubro de 2024. Em São Paulo (SP), as atividades ocorrerão nas unidades Fleury República do Líbano II, Hermes Pardini Santa Cruz e a+ Medicina Diagnóstica Trianon MASP. As pacientes foram previamente selecionadas pelas instituições parceiras ONG Américas Amigas, Casa 1 e Hospital Geral de Pedreira. O objetivo da ação é democratizar o acesso à saúde, promovendo a conscientização sobre a prevenção, cuidados e diagnóstico precoce do câncer de mama, reforçando a importância do acesso à informação e ao atendimento médico.
Acessibilidade
Além da ação social, a marca Hermes Pardini em SP oferece durante o mês outubro o Checkup Feminino no valor de R$ 90,00. O pacote inclui exames de hemograma, triglicérides, glicemia (jejum), colesterol total e frações, TSH ultrassensível, creatinina, transaminase pirúvica (TGP), transaminase oxalacética (TGO), T4 Livre e urina rotina.
Diagnóstico precoce
Dra. Angela Caiado, head de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Grupo Fleury, destaca a importância do “Outubro Rosa”, que busca promover conscientização para a prevenção do câncer de mama, proporcionando a realização de exames de imagem fundamentais para o controle da doença. Abaixo, a especialista esclarece alguns pontos necessários para o diagnóstico:
– A partir de qual idade a mulher deve começar a fazer exames da mama?
Na população geral, a mamografia é recomendada como o principal exame de rastreamento para o câncer de mama a partir dos 40 anos. No entanto, antes dessa idade, especialmente em mulheres mais jovens com mamas densas, a ultrassonografia é o exame de escolha. Para mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou outros fatores de risco, o rastreamento pode começar mais cedo, com a inclusão de exames complementares, como ressonância magnética, dependendo da orientação médica. A avaliação individualizada é essencial para garantir o diagnóstico precoce e um acompanhamento adequado.