O objetivo do encontro foi discutir a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica sobre instrumentos técnicos e normativos para aplicação de recursos de compensação ambiental. Com este Acordo, o Idema possibilitará a criação de um mecanismo que dará maior celeridade e eficiência à aplicação dos recursos de compensação ambiental, o que fortalecerá ações de proteção nas unidades de conservação estaduais do RN.
Para Flávia Campassi, especialista em Conservação da Fundação Grupo Boticário, esta cooperação visa fortalecer e apoiar a implementação das unidades de conservação estaduais, e ainda servirá de exemplo para que outros estados se inspirem para a criação de mais áreas para conservação.
“Essa parceria representa um avanço importante para a gestão ambiental no Rio Grande do Norte. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, temos mais agilidade e precisão na utilização dos recursos de compensação ambiental. Colaborações com as instituições ajudam a promover a sensibilização ambiental junto à sociedade. Campanhas educativas, eventos e programas em longo prazo são fortalecidos por meio dessas alianças, ampliando o envolvimento da população na conservação”, afirmou o supervisor do Núcleo de Unidades de Conservação do Idema, Ilton Soares.