Diante da ausência de indicadores domésticos relevantes, o mercado direciona seus olhares para os dados econômicos dos Estados Unidos e para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). As vendas no varejo americano de setembro e os números de pedidos de seguro-desemprego são destaques desta quinta-feira (17).
Na Europa, após a decisão dos juros, às 9h45 (horário de Brasília), Christine Lagarde, presidente do BCE, concede coletiva de imprensa para fornecer mais detalhes sobre os rumos da política monetária no velho continente.
Enquanto isso, o aumento no programa de crédito habitacional ‘lista branca’ da China para 4 trilhões de yuans (US$ 562 bilhões) até o fim do ano anunciado pelo Ministro da Habitação, Ni Hong, decepcionou investidores e levou a derrocada do minério de ferro e dos mercados asiáticos.
Por aqui, as incertezas fiscais persistem, pressionando os juros para cima, em um movimento oposto ao observado nos Estados Unidos. Em indicadores, o IGP-10 de outubro está previsto para às 8h, mesmo horário da entrevista do presidente Lula à Rádio Metrópole.