A operadora de shopping centers Iguatemi S.A. está negociando um acordo de exclusividade com a Brookfield para a aquisição de participações majoritárias nos shoppings Pátio Paulista e Pátio
Higienópolis, ambos localizados em regiões nobres da cidade de São Paulo.
Segundo uma reportagem veiculada pelo Valor Econômico e pelo Estadão, a empresa terá 30 dias para realizar uma oferta formal e vinculante para adquirir as participações nesses empreendimentos. Após a publicação das notícias, a CVM notificou a Iguatemi sobre a necessidade de informar essas tratativas com antecedência.
Em resposta à CVM e à reportagem, a Iguatemi afirmou, por meio de um comunicado, que ainda não assinou nenhum documento de compra, mas está negociando a aquisição por meio de um
“term sheet”, que concede um prazo de exclusividade até uma análise mais profunda do negócio.
Questionada pelo REsource, a companhia afirmou que “não comenta rumores de mercado”.
O que está em jogo?
Conforme divulgado e apurado pelo REsource, as participações da Brookfield somam cerca de 50,1% no Higienópolis e 55,9% no Paulista. Esses ativos possuem um histórico de valorização devido à sua localização e ao fluxo de visitantes de alta renda, com áreas nobres e alto movimento, atributos que os tornam “joias da coroa” no mercado de shoppings.
O Pátio Paulista, com 41 mil m2, abriga lojas como Adidas, Calvin Klein, Camicado, Riachuelo,
Chanel, Decolar, entre outras. Além disso, oferece serviços de cinema, praça de alimentação, academia, casa de câmbio, clínica, salões de beleza e mais. Sua localização, na Rua Treze de Maio/Avenida Paulista, é um dos fatores que torna o empreendimento tão atrativo para investidores. O ativo passou por uma expansão em 2017
O Pátio Higienópolis está localizado próximo à Avenida Angélica, no bairro de Higienópolis. Entre suas lojas estão Chanel, BOSS, Diesel, MAC, entre outras, além de contar com teatro, chiema e praça de alimentação.
Exclusividade
A aquisição é vista como uma movimentação natural da Iguatemi, que possui forte presença no segmento de alto padrão e já administra o Pátio Higienópolis, onde detém 11,5% de participação.
Esse posicionamento é reforçado pelo BB Premium Malls (BBIG11), fundo de investimento criado para viabilizar aquisições de shoppings em parceria com a Iguatemi. O fundo, que levantou R$ 990 milhões no primeiro semestre de 2024, já protagonizou a compra do RioSul, shopping também vendido pela Brookfield, no Rio de Janeiro.