/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ba41d7b1ff5f48b28d3c5f84f30a06af/internal_photos/bs/2026/A/V/TCA5Z3TLiA8EsBmaxSzw/indoor-hotel-view.jpg)
Começou neste ano a implementação gradual da Reforma Tributária. Mesmo ainda em fase de testes e com a vigência plena prevista para 2033, os impactos das mudanças nos impostos já alcançam alguns setores. Entre eles, estão os shopping centers e, por consequência, os lojistas com presença em centros comerciais. Segundo especialistas ouvidos por PEGN, a Reforma Tributária já gera mudanças nos contratos de locação em razão do aumento do imposto previsto para shoppings.
De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), atualmente, os shoppings são tributados por uma alíquota de cerca de 3,65% no regime cumulativo. Com a Reforma, o valor passará para algo entre 8,39% e 7,95%, a depender do teto da soma das alíquotas dos novos impostos. Mesmo com o aumento, o novo valor já é resultado de uma redução de 70% sobre a regra geral, na qual a cobrança deve ficar entre 26,5% e 28%. A Abrasce entende a mudança como um “impacto significativo” para o setor, mesmo ainda sem estimativas sobre os efeitos neste e nos próximos anos.