Sondagem evidencia que a logística, como velocidade e frete, e os preços são os principais vetores de decisão para os consumidores brasileiros
Por Felipe Laurence, Valor — São Paulo
06/01/2026 10h40 Atualizado há 3 horas
Companhias locais são opções para itens de tíquete mais alto, como eletrônicos e eletrodomésticos — Foto: StockSnap from Pixabay
Pesquisa feita com cerca de mil consumidores mostra que Mercado Livre e Shopee são as plataformas de comércio eletrônico mais utilizadas no Brasil, com uma taxa de adoção entre 77% e 84%, diz o J.P. Morgan.
Os analistas liderados por Marcelo Santos escrevem que o estudo destaca uma sobreposição significativa entre os usuários, com cerca de 81% a 86% dos clientes do Mercado Livre comprando na Shopee, e vice-versa.
A Shopee domina entre os consumidores de baixa renda, enquanto a Amazon, a terceira plataforma na preferência dos entrevistados, se destaca entre o público mais afluente. O Mercado Livre transita entre os dois grupos.
A pesquisa detalhou os motivos de escolha para cada plataforma, evidenciando que a logística, como velocidade e frete, e os preços são os principais vetores de decisão para os consumidores brasileiros.
Companhias locais, como Magazine Luiza e Casas Bahia, são vistas como opções de nicho focadas em itens de tíquete mais alto, como eletrônicos e eletrodomésticos, mostrando a dificuldade delas em ganhar mercado.