A gigante do comércio eletrônico dos EUA busca expandir suas operações, impulsionando os recursos de IA e aumentando exportações

A Amazon planeja investir mais de US$ 35 bilhões na Índia até 2030 para expandir suas operações, impulsionando os recursos de inteligência artificial e aumentando as exportações, de acordo com a gigante do comércio eletrônico dos Estados Unidos nesta quarta-feira (10).
O anúncio vem em um momento em que as empresas globais de tecnologia vêm aumentando presença na terceira maior economia da Ásia.
As principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos investiram bilhões de dólares na Índia este ano, ressaltando o surgimento do país como um centro estratégico para o crescimento da tecnologia de nuvem, da IA e de deep tech.
A Microsoft prometeu na terça-feira (9) um investimento de US$ 17,5 bilhões na Índia para IA e infraestrutura de nuvem até 2030, marcando o seu maior investimento na Ásia, enquanto o Google se comprometeu a investir US$ 15 bilhões nos próximos cinco anos para construir data centers de IA.
Os investimentos da Amazon estão “estrategicamente alinhados com as prioridades nacionais da Índia e se concentrarão na expansão das capacidades de IA, melhorando a infraestrutura logística, apoiando o crescimento de pequenas empresas e criando empregos”, declarou a empresa em um comunicado.
A Amazon aumentou os gastos no país para competir com a Flipkart, apoiada pelo Walmart, e com o braço de varejo da Reliance Industries, do bilionário Mukesh Ambani.
A gigante do comércio eletrônico, que investiu US$ 40 bilhões na Índia desde 2010, anunciou um investimento de US$ 26 bilhões em 2023.
A Amazon disse que planeja criar 1 milhão de oportunidades de emprego adicionais na Índia até 2030. A empresa também afirmou que ajudou a gerar mais de US$ 20 bilhões em exportações acumuladas para vendedores na Índia nos últimos dez anos, e planeja aumentar esse valor para US$ 80 bilhões até 2030.
A Índia, a nação mais populosa do mundo, é um mercado crítico para a Amazon, devido à rápida expansão de sua base de usuários da internet.