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Data: 02/12/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Varejo registra alta de quase 26% no volume transacionado em datas comemorativas

A Fiserv registrou um crescimento de 26% no volume de transações aprovadas no varejo brasileiro durante os oito dias que fizeram parte da semana da Black Friday (de 21 a 28 de novembro) – 495 milhões, frente aos 393 milhões contabilizados no mesmo intervalo em 2024. O desempenho reforça que todas as datas comemorativas de 2025 registraram maior consumo comparado ao ano passado (veja tabela abaixo), evidenciando o aquecimento da economia.

2025 (período de 8 dias) Total de Transações
Black Friday 495 milhões
Dia das Crianças 387,5 milhões
Dia dos Pais 327 milhões
Dia das Mães 325,3 milhões

 

2024 (período de 8 dias) Total de Transações
Black Friday 393,2 milhões
Dia das Crianças 325,2 milhões
Dia dos Pais 267,1 milhões
Dia das Mães 234 milhões

 

 

 

Na sexta-feira, dia 28/11, foram registrados 72 milhões de transações, enquanto, em 2024, o volume foi de 39,6 milhões. No sábado, dia 29/11, o volume de transações continuou acentuado, alcançando 71 milhões ante 53 milhões no dia 30 de novembro de 2024 (sábado pós-Black Friday).

Em relação à forma de pagamento no varejo físico, a quantidade de transações em Pix que circularam pelo SiTef (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos) representou 15% das 448 milhões de transações realizadas no período de oito dias – volume que inclui, ainda, pagamentos em crédito, débito e vouchers. Tanto este ano quanto em 2024, o uso do Pix apresentou picos no horário de almoço (entre 12h e 13h) e no final do dia/final do expediente – entre 17h e 20h em 2025 e entre as 16h e 21h em 2024.

No levantamento junto às operações de adquirência (cartões de crédito, débito e vouchers), a Fiserv destaca que, no dia 28/11, 90,28% das transações foram aprovadas – totalizando R$ 618,8 milhões –, enquanto, em 2024, a taxa de aprovação das transações realizadas no dia 29/11 foi de 87,83%, totalizando R$ 517,9 milhões.

Este ano, a Fiserv também iniciou a contabilização de transações realizadas por meio da plataforma de meios de pagamento e gestão de negócios Clover, lançada pela empresa em dezembro passado, que registrou aprovação de 94,93% das operações, totalizando R$ 44,7 milhões.

“A Black Friday comprova que 2025 foi um ano bastante aquecido, com as datas sazonais servindo como termômetro. Neste ano, já havíamos observado uma disposição do consumidor para comprar mais nestas ocasiões. Nossa pesquisa Fiserv Insights Black Friday 2025 também já sinalizava otimismo para o varejo na ocasião: 78% dos brasileiros declararam intenção de aproveitar a data para realizar compras, e mais da metade (52%) afirmou estar ansiosa pelas ofertas”. destaca Rodrigo Climaco, Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Fiserv no Brasil. Entre os fatores que mais estimulam essas decisões não planejadas, segundo a pesquisa, estão os descontos agressivos (61%), o frete grátis (31%) e o tempo limitado das ofertas (24%).

“É um período importante para a antecipação das compras de Natal, que coincide com o recebimento do 13º salário e vouchers especiais dados aos funcionários. Os brasileiros se planejam mais, pesquisam preços e aproveitam oportunidades de economia, enquanto as ofertas limitadas estimulam decisões mais espontâneas. Esse movimento fortalece a data e impulsiona o varejo físico e digital. Para a Fiserv, acompanhar esse comportamento é essencial para entregar tecnologia que ofereça ao varejo eficiência, segurança e uma experiência de compra fluida, fatores que aumentam as chances de conversão”, complementa.

Presente em mais de 270 mil estabelecimentos comerciais com suas soluções de pagamento, a Fiserv monitora transações realizadas via Pix, cartões de débito e crédito, além de vouchers. Neste período, um dado que reforça padrões já observados em anos anteriores é o horário de pico das transações, que se manteve às 11h e às 18h, sinalizando uma concentração de compras próximo a hora do almoço e após o expediente.