Veículo: Valor Econômico
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Data: 02/12/2025

Editoria: L-Founders, Raia Drogasil
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O luxo da RD Saúde: empresa terá nova loja de perfumaria

Perfumaria e cosméticos é um setor que, no Brasil, cresce mais que o dobro da média do varejo
Por Adriana Mattos, Valor — São Paulo
02/12/2025 17h02 Atualizado agora

A RD Saúde (Raia Drogasil) vai testar um novo modelo de loja na segunda metade do ano que vem, voltado para beleza e bem estar, numa espécie de farmácia de luxo, com foco principalmente em perfumaria.

O desenho do formato já está sendo feito, assim como as contas do tamanho do potencial de mercado nas praças para classe A do Sudeste, inicialmente o foco do projeto.

Algumas informações foram abertas na tarde de ontem, em reunião na sede da empresa, entre o CEO, Renato Raduan, a diretoria e analistas, mas muitos dados ainda são mantidos sob sigilo, por razões estratégicas e pela necessidade de avançar em estudos internos.

Perfumaria e cosméticos é um setor que, no Brasil, cresce mais que o dobro da média do varejo, pelos números deste ano da pesquisa mensal do comércio do IBGE, e a retomada da competitividade nessa área é um dos trabalhos da gestão da RD no curto prazo, disse ontem o comando.

Testadores e amostras

O espaço também terá venda de medicamentos, mas com menor destaque do que um ponto tradicional, e terá metragem superior a uma loja tradicional da RD Saúde, em praças mais disputadas como São Paulo e Rio de Janeiro. Haverá área para eventos e ações da indústria, como apresentação de linhas de perfumes e dermocosméticos — há produtos de marcas como Skinceuticals e Neostrata em que um potinho de produto com 15 gramas custa quase R$ 500.

Com atendimento personalizado de consultores, equipamentos com testadores de produtos, distribuição de amostras grátis e ambiente mais sofisticado, a RD poderá ter uma espécie de “Sephora” para chamar de sua, num momento de vendas aquecidas.

E, considerando a capilariedade e base de dados que a RD já tem em mãos, o grupo não vinha explorando esse segmento com o foco merecido, na visão de consultores.

O mercado de perfumaria e dermocosméticos passa um crescimento mais intenso nos lançamentos pelos grandes laboratórios, assim como por um aumento da concorrência no varejo online, que não tem a experiência da loja física, algo que a RD domina.

De janeiro a setembro, esse varejo de perfumaria, cosméticos e farma avançou 3,6%, para uma expansão de 1,5% do varejo brasileiro total, em volume de vendas. Em valor, subiu 8,4%, para uma alta menor, de 7% no setor.

Na RD, no entanto, a curva de participação da empresa em perfumaria não supera os 19% — considerando o preços de fábrica. Nos últimos três trimestres, com ações promocionais aquecidas, isso ficou entre 18,5% e 18,7%.

Após 2023, a RD tratou de aumentar a intensidade promocional na área, fechando acordos comerciais com a indústria — o terceiro trimestre foi recorde histórico em promoções dentro da base total de itens, mas é uma batalha pesada, e com marcas também fortes.

Existem as lojas físicas estrangeiras focadas em diferentes classes (Sephora, Soneda), os sites e “apps” de grandes grupos (Época Cosméticos, do Magalu; Beleza na Web, do Boticário), além da Renner, C&A, Riachuelo, e das plataformas de marketplace, como Amazon e Mercado Livre. Estas andam cada vez mais agressivas com fretes grátis e liberações de milhares de cupons em evento mensais. Isso sem contar as operações regionais de varejo e atacado, o que mostra um aumento do pedaço do bolo a ser dividido entre todos, mas também dos grupos que querem ficar com um pedaço maior dessas vendas.

A RD tem capital, marca, dados de usuários já cadastrados (são 51 milhões de clientes ativos) e os fornecedores na mão. A ideia é usar também o formato como espécie de laboratório e replicar as estratégias que derem certo nas lojas tradicionais do grupo — que projeta de 330 a 350 aberturas em 2026. Neste ano, serão 330 aberturas.

São cerca de 3,5 mil unidades no país e mais de um terço está no Estado São Paulo, região mais rica do país.

Para montar seu projeto, a RD tratou de visitar modelos na Ásia, Arábia, EUA e Europa. Visitou a Nahdi, com mais de 1,2 mil lojas na Árábia Saudita, e a operação de fragrâncias na Europa da Boots.

“É um piloto, e podemos ter 100, 200 lojas ou ficar só com algumas. Tudo vai depender do que ainda estamos formulando”, diz uma pessoa a par do projeto.

Loja da Droga Raia — Foto: ReproduçãoLoja da Droga Raia — Foto: Reprodução