Veículo: CNN Brasil
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 02/12/2025

Editoria: Amazon, L-Founders
Assuntos:

Amazon reduz taxas na Europa em meio à concorrência de marketplaces

Amazon afirmou em comunicado que medida é uma das maiores reduções de taxas da história da empresa

Da Reuters02/12/25 às 14:20 | Atualizado 02/12/25 às 14:20
Logo da Amazon em centro da empresa em Darlington, no Reino Unido.
Logo da Amazon em centro da empresa em Darlington, no Reino Unido.  • 03/09/2020 REUTERS/Lee Smith

A Amazon está reduzindo as taxas que cobra dos vendedores na Europa em resposta à concorrência de marketplaces como Shein e Temu, que vendem roupas, artigos para casa e eletrônicos a preços muito baixos.

A medida, que a Amazon afirmou, em comunicado nesta terça-feira (2), ser uma das maiores reduções de taxas da história da empresa, tem como foco principal a redução das taxas para vendedores de moda de preços mais acessíveis.

A Amazon vai reduzir as taxas de comissão sobre roupas e acessórios de 7% para 5% para itens de até 15 euros ou libras , e de 15% para 10% para itens entre 15 e 20 euros ou libras, com vigência a partir de 15 de dezembro.

A Shein cobra uma taxa de comissão de 10% para os sites na União Europeia e de 12,24% para o Reino Unido, com isenção da taxa para novos vendedores nos primeiros 30 dias.

A Shein, que vende blusas por 3 euros e calças jeans por 8,20 euros, conquistou participação no mercado de varejistas europeus de fast-fashion e desafiou a Amazon com um marketplace que vende de tudo, desde capas de edredom a aspiradores de pó.

A Amazon é a plataforma de comércio eletrônico dominante na Alemanha, na França e em outros países europeus, em um mercado onde a receita deve crescer 7% e atingir 900 bilhões de euros este ano, segundo projeções da Ecommerce Europe.

Além disso, a Amazon anunciou que reduzirá as taxas de referência para produtos para casa de 15% para 8% a partir de 1º de fevereiro para itens de até 20 euros ou libras, bem como as taxas para roupas para animais de estimação, alimentos e vitaminas.

A empresa também reduzirá as taxas de entrega de encomendas em uma média de 0,32 euros ou 0,26 libras nas lojas na Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido a partir de 15 de dezembro.