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Data: 01/12/2025

Editoria: Assaí, L-Founders, Super Muffato
Assuntos:

Grupo Muffato: o que é e ele pode mudar a tese para as ações do Assaí (ASAI3)?

Entrada dos Muffato fortalece a narrativa sobre as ações, mas não altera fundamentalmente (no momento) as teses de investimentos

Lara Rizério

30/11/2025 05h00 • Atualizado 3 dias atrás

(Foto: Reprodução/SuperMuffato)
(Foto: Reprodução/SuperMuffato)

Na última semana, o Assaí (ASAI3) divulgou um fato relevante anunciando que Ederson e Everton Muffato, acionistas controladores do Grupo Muffato, adquiriram uma participação relevante (de aproximadamente 10,3%) na empresa de atacarejo por meio de dois fundos de investimento –Snapper Rocks e WHG Apache –dos quais são os únicos acionistas.

O comunicado esclareceu que se trata de investimentos pessoais, sem intenção de alterar a estrutura de controle ou a gestão da companhia. Além disso, os investidores informaram que a aquisição será submetida à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Enquanto isso, conforme destacou o Bradesco BBI, as notícias locais divergiram sobre os próximos passos após o anúncio: o Brazil Journal noticiou que não há intenção estratégica dos irmãos Muffato de controlar o ativo, enquanto o Pipeline mencionou que Muffato já contratou consultores financeiros para potencialmente aumentar ainda mais sua fatia.

Mas o que é o Muffato? O Grupo foi fundado em 1974 no Paraná e, atualmente, ocupa a 6ª posição entre os maiores varejistas de alimentos do Brasil, com faturamento de R$ 17,4 bilhões em 2024, segundo o ranking ABRAS 2025. Ela fica atrás apenas  do Carrefour, Assaí, Grupo Mateus (GMAT3), Supermercados BH e GPA (PCAR3), representando cerca de 1,6% do mercado brasileiro de varejo de alimentos, que totaliza R$ 1,1 trilhão.

A empresa opera 120 lojas (69 no formato atacado e 51 no varejo), 3 centros de distribuição no Paraná e um ecossistema completo que inclui serviços financeiros, distribuição atacadista, delivery pelo aplicativo, além de postos de gasolina, universidade corporativa, galerias comerciais e logística.

Similarmente à Assaí, a bandeira de atacado do Grupo Muffato (Max Atacadista) oferece serviços como açougue e padaria. Além disso, a Max Atacadista possui marcas exclusivas como Vida Pet (alimentos para animais de estimação) e Onlux (lâmpadas economizadoras de energia).

Os fatos concretos, juntamente com a maioria das notícias, apontam para um investimento puramente financeiro, respaldado por: (i) um valuation com desconto e posicionamento iniciado no segundo semestre de 2024; e (ii) um bom relacionamento de longo prazo entre os irmãos Muffato e Belmiro Gomes (CEO do Assaí).

Além disso, o BBI observa que os estatutos do Assaí restringem a participação de concorrentes em seu Conselho de Administração e também incluem uma cláusula de defesa contra aquisições hostis que seria acionada com uma participação de 25%, exigindo um prêmio de 25% sobre o preço médio das ações ASAI3 durante os 120 dias anteriores à oferta pública de aquisição.

Esses pontos implicam uma leitura neutra para ASAI3, considerando o contexto atual.

Os analistas acreditam, contudo, que essa movimentação reforça os valores estratégicos e fundamentais do Assaí, o que levou ao interesse de uma operadora conceituada como os acionistas controladores de Muffato.

“Pode haver alguma pressão no curto prazo, mas vemos o Assaí bem posicionado para avançar ainda mais em sua agenda de desalavancagem, apoiada por uma sólida geração de caixa e gestão de passivos”, avalia. Assim, mantém recomendação de compra para as ações, com preço-alvo de R$ 13,00.

Na visão do Itaú BBA, a entrada dos Muffato fortalece a narrativa sobre as ações, mas não altera fundamentalmente a sua tese de investimento no curto prazo, visto que os recentes desafios de desempenho da Assaí são impulsionados principalmente por dificuldades macroeconômicas e pela intensificação da concorrência, em sua opinião, e não por problemas de execução ou qualidade da gestão que poderiam ser aprimorados com a adição de um parceiro estratégico. A recomendação também é equivalente à compra, com preço-alvo de R$ 13.

Já o UBS BB, de olho em uma posição expansão da participação, utilizou dados do UBS Evidence Lab para mapear a presença do Grupo Muffato em relação à Assaí. O banco constatou que cerca de 37% das lojas do Muffato no Paraná e 57% em São Paulo têm pelo menos uma loja Assaí a até 10 minutos de carro.

Consolidando os dados, isso implica uma sobreposição geral de aproximadamente 43%, considerada abaixo da média em comparação com outros concorrentes, muitos dos quais têm mais de 50% de suas lojas impactadas pela Assaí dentro do mesmo raio.

“Em nossa avaliação, a presença geográfica mais concentrada do Muffato e a diversificação nacional mais ampla da Assaí ajudam a explicar esse menor nível de proximidade competitiva”, avaliam os analistas do banco.