Veículo: Valor Econômico
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 19/11/2025

Editoria: Amazon, L-Founders
Assuntos:

Amazon, Alphabet e Tesla disputam mercado de robotáxis

Wall Street acredita que carros autônomos podem gerar trilhões em valor ao reduzir o custo do transporte por aplicativo, de modo que mais pessoas ao redor do mundo optem por táxis sem motorista

Por Dow Jones — Nova York

19/11/2025 13h19 Atualizado agora

Elon Musk disse que esperava que robotáxis da Tesla cobririam metade da população dos EUA até o fim de 2025; otimismo ao fim deste anoElon Musk disse que esperava que robotáxis da Tesla cobririam metade da população dos EUA até o fim de 2025; otimismo ao fim deste ano — Foto: Reprodução/Tesla

Carros autônomos já estão em funcionamento, graças às gigantes tecnológicas, e estão se espalhando lentamente pelos Estados Unidos. A Zoox, de propriedade da Amazon, anunciou, na terça-feira (18), que seu programa “Explorers”, uma iniciativa para usuários iniciais que oferece viagens gratuitas em troca de “feedback”, estava ativo em São Francisco.

A Zoox já opera táxis autônomos em Las Vegas e planeja adicionar Austin, Texas, e Miami em breve. Em Austin, a Zoox se juntará à Tesla e à Waymo, da Alphabet.

A Tesla lançou seu serviço de robotáxi em junho. A Waymo, que também opera em Phoenix, São Francisco, Atlanta e Los Angeles, realiza mais de 250 mil corridas totalmente autônomas por semana.

Tesla e Waymo, assim como a Zoox, estão planejando se expandir. A Waymo está testando em Nova York, Tóquio e Londres, para citar três outras cidades.

O diretor-presidente da Tesla, Elon Musk, disse, no início do ano, que esperava que os robotáxis da Tesla cobririam metade da população dos Estados Unidos até o fim de 2025, mas isso parece otimista com apenas algumas semanas restantes no ano.

A Tesla, no entanto, recebeu, este mês, uma autorização para operar no Arizona, segundo a Reuters.

Apostas de Wall Street

As três empresas estão gastando bilhões para usar IA para treinar carros a dirigirem sozinhos. Wall Street acredita que carros autônomos podem gerar trilhões em valor ao reduzir o custo do transporte por aplicativo, de modo que mais pessoas ao redor do mundo optem por táxis sem motorista.

Os americanos dirigem mais de 3 trilhões de milhas por ano. Hoje, o transporte por aplicativo representa apenas uma fração disso.

Operar um carro para o americano médio custa cerca de US$ 1 por milha dirigida. Esse é o alvo que as empresas de transporte autônomo estão buscando para que mais pessoas optem por corridas de táxi.

Quem vencerá a guerra dos carros autônomos ainda não se sabe. É provável que mais de uma empresa emerja com tecnologia viável. Por enquanto, investidores têm focado na Tesla, com sua avaliação de US$ 1,3 trilhão e relação preço por lucro de 2026 de 180 vezes, como uma das grandes vencedoras.

As ações da Amazon caíam 1,06% no fim da manhã, enquanto o S&P 500 e o Dow Jones Industrial Average subiam 0,9% e 0,21%, respectivamente. As ações da Tesla subiam 2,36%. Os papéis da Alphabet avançavam 5,7%.

As ações da Alphabet foram impulsionadas pelo forte desempenho de seu mais recente modelo de IA, o Gemini 3.