Segundo a agência de riscos, a expectativa é que a alavancagem financeira e a queima de caixa da dona dos supermercados Pão de Açúcar se manterão elevadas a médio prazo
Por Felipe Laurence, Valor — São Paulo
18/11/2025 09h20 Atualizado agora
Rebaixamento da nota do GPA e nova observação refletem maiores riscos de refinanciamento a curto prazo — Foto: Tuane Fernandes/Bloomberg
A Fitch Ratings cortou a nota de crédito nacional do GPA de “AA(bra)” para “A(bra)” e a colocou em observação negativa. Os analistas Renato Donatti, Pedro Gonzalez e Alberto Moreno Arnaiz escrevem que o rebaixamento da nota e a nova observação refletem os maiores riscos de refinanciamento a curto prazo.
Eles notam que a expectativa é que a alavancagem financeira e a queima de caixa da dona dos supermercados Pão de Açúcar se manterão elevadas a médio prazo, na ausência de venda de ativos ou injeção de capital.
A observação negativa poderá ser removida caso a empresa fortaleça seu perfil de liquidez por meio do refinanciamento de cerca de R$ 2 bilhões em dívidas vencendo até julho de 2026. Por outro lado, os analistas alertam que o rating do GPA poderá ser novamente rebaixado em diversos graus caso esse movimento não ocorra nos próximos três a cinco meses.