03/11/2025 11h12 • Atualizado 6 horas atrás

Em um setor onde cada centavo e cada metro quadrado contam, o verdadeiro poder está, cada vez mais, na força da marca. No competitivo mercado do varejo alimentar brasileiro, por exemplo, uma gigante se destacou em 2025: Assaí (ASAI3).
A rede liderara o ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil 2025 na categoria varejo alimentar, divulgado nesta segunda-feira (3) durante a cerimônia do prêmio promovido por InfoMoney e TM20 Branding.
Com valor de marca estimado em R$ 12,18 bilhões, o Assaí conquistou o topo da lista, seguido de perto pelo Atacadão, com R$ 11,35 bilhões. A medalha de bronze ficou com o Mix Mateus (R$ 2,81 bilhões), seguido pelos Supermercados BH (R$ 1,90 bilhão) e Pão de Açúcar (R$ 1,73 bilhão), que completam o top 5 do ranking.
Por dentro da metodologia
O levantamento foi conduzido pela consultoria TM20 Branding, em parceria com o InfoMoney, com apoio da Brazil Panels e Elos Ayta. A pesquisa combinou dados financeiros e percepções de marca, entrevistando 500 consumidores de diferentes classes sociais e regiões do país.
Vale saber que o índice considera três pilares principais:
- Força da marca: reconhecimento, confiança e reputação entre os consumidores.
- Contribuição da marca: quanto das vendas seria perdida caso a marca deixasse de existir.
- Valor financeiro: estimado a partir de múltiplos de mercado, com base em dados públicos de companhias do setor.
Segundo o estudo, o varejo alimentar apresenta um múltiplo médio de 5,7 vezes o EBITDA, próximo ao patamar do Ibovespa (5,71x), mostrando que as marcas do setor têm sustentação econômica consistente.
As 15 marcas mais valiosas do varejo alimentar (2025)
| Posição | Marca | Valor de marca (R$ bilhões) |
| 1º | Assaí | 12,18 |
| 2º | Atacadão | 11,35 |
| 3º | Mix Mateus | 2,81 |
| 4º | Supermercados BH | 1,90 |
| 5º | Pão de Açúcar | 1,73 |
| 6º | Fort Atacadista | 1,21 |
| 7º | Super Muffato | 1,15 |
| 8º | Supermercados Mateus | 1,05 |
| 9º | Zaffari | 0,93 |
| 10º | Mart Minas | 0,90 |
| 11º | Supermercados Condor | 0,83 |
| 12º | Guanabara | 0,80 |
| 13º | Max Atacadista | 0,75 |
| 14º | Atakarejo | 0,57 |
| 15º | Angeloni | 0,43 |
Por que Assaí se destacou
Entre os especialistas do setor, essa premiação não é muito uma surpresa. Isso porque, a rede consolidou no Brasil o modelo de atacarejo, formato que mistura atacado e varejo que vem ganhando participação nas compras do consumidor final.
Nos últimos anos, o Assaí ampliou sua presença nacional e investiu pesado em percepção de marca, reposicionando-se como uma opção moderna, acessível e próxima dos clientes.
“Isso ampliou significativamente nossa capilaridade e presença de marca”, diz a CMO do Assaí, Marly Yamamoto. A operação da rede tem 302 lojas em todas as regiões do país.
Segundo a executiva, a companhia usa inteligência regionalizada, como dados de comportamento do consumidor e insights locais, para direcionar campanhas e ações promocionais.
“É fundamental garantir que as ações de marketing sejam relevantes, segmentadas e culturalmente conectadas às regiões.”