Veículo: Estadão
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 29/10/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Livro ‘Coisa de Rico’ inspira workshop voltado a profissionais do mercado de luxo

Fenômeno de vendas desde o lançamento, em agosto, Coisa de Rico: a vida dos endinheirados brasileiros, do antropólogo Michel Alcoforado, tem rendido polêmica entre os ricos — e, agora, bons negócios para quem souber aproveitá-la. O livro acaba de inspirar um workshop voltado a profissionais do mercado de luxo.

Idealizado por Tipiti Simonsen Barros e Cláudia Brandão, com duas décadas de experiência no segmento, o encontro propõe discutir, a partir das ideias de Alcoforado, o comportamento das elites e como as marcas podem dialogar com esse público. Batizado de As novas vozes do luxo – edição especial Coisa de Rico, o evento acontece no dia 4 de novembro. Ingressos? R$ 770.

No livro, Alcoforado traça distinções afiadas entre o que chama de nouveau riche (novo rico) e old money (rico de família tradicional). A dúvida que move o debate — e o mercado — é: quem as empresas devem privilegiar em suas estratégias — os novos ricos ou os de berço?

À Coluna, Tipiti e Cláudia respondem: “Mais do que escolher lados — defendem as organizadoras —, o luxo precisa ser fiel à própria essência: exclusividade, excelência e autenticidade. O mercado brasileiro é muito diferente da Europa ou dos Estados Unidos. Faltava um panorama que nos ajudasse a entender nosso lugar nesse ecossistema — e, assim, desenvolver nossos próprios símbolos do que é luxo”, dizem.