Serviços da própria Amazon, dona computação em nuvem, tiveram problemas na madrugada desta segunda (20)

A instabilidade do Amazon Web Services (AWS), plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon, causou a queda dos sistemas de mais de 500 empresas, afetando bancos, companhias aéreas, mídia, aplicativos de entrega na madrugada desta segunda-feira (20).
Na lista de aplicativos e sites que sofreram com o apagão estão Mercado Livre, Wellhub (antigo Gympass), Hotmart, iFood, Airbnb, Canva, Duolingo, Epic Games, HBO, McDonald’s, Perplexity, PlayStation Network, Pokémon Go, Roblox, Signal, Slack, Strava, Zoom, Fortnite, Coinbase, Robinhood, Facebook, entre outros.
Os serviços da própria Amazon também foram afetados pela instabilidade — usuários registraram reclamações sobre os aplicativos da Alexa, assistente virtual da empresa, e do streaming Prime Video.
De acordo com o Downdetector, que monitora interrupções na internet, o site recebeu cerca de 6,5 milhões de relatórios globais relacionados à interrupção na madrugada desta segunda-feira (20).
Não está claro o que causou a interrupção do DNS (sistema de nomes de domínio), mas durou apenas algumas horas. Às 8h (horário de Brasília), a empresa informou em comunicado que a instabilidade foi resolvida.
*Com informações de Nicoly Bastos e Marina Toledo, da CNN Brasil