Não dá para afirmar que todos os casos estejam ligados à falha no sistema global de nuvém da Amazon Web Services (AWS), apenas os que são clientes diretos do sistema. Confira.
Por Redação g1
20/10/2025 15h58 Atualizado há 51 minutos
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Parte das plataformas afetadas no Brasil utiliza a infraestrutura da Amazon, mas nem todas são clientes diretas da empresa.
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A Amazon começou a identificar o problema ainda na madrugada, por volta das 4h11 (horário de Brasília).
Nuvem da Amazon cai e derruba serviços no mundo todo
Plataformas como iFood, Mercado Livre e PicPay foram afetadas nesta segunda-feira (20) pela falha na Amazon Web Services (AWS), serviço de computação em nuvem da Amazon. O incidente impactou sites e aplicativos em todo o mundo.
Empresas como Duolingo, Canva, Snapchat, Fortnite e Zoom também foram prejudicadas pela falha, de acordo com a Reuters.
Outros serviços de pagamento, entretenimento, e-commerce e marketplaces também tiveram alta nas notificações de erros no Downdetector, site que monitora falhas nas plataformas digitais. Não é possível afirmar que todos os casos estão ligados ao erro na AWS (veja lista abaixo).
➡️ O que é a Amazon Web Services (AWS)? A AWS foi criada inicialmente para atender à própria Amazon, mas hoje oferece serviços como hospedagem de sites, bancos de dados e ferramentas de inteligência artificial para terceiros. Entre seus concorrentes, estão Azure (Microsoft), Google Cloud, Oracle e IBM.
O Mercado Livre, o Mercado Pago e o PicPay confirmaram que a instabilidade em seus aplicativos foi causada pela falha na AWS e afirmaram que estavam trabalhando para resolver o problema.
O iFood, um dos principais clientes da AWS no Brasil, disse que houve instabilidade em um dos seus “fornecedores de tecnologia”, o que pode causar “lentidão ou falhas em alguns serviços”. A empresa disse que sua equipe está trabalhando para garantir o funcionamento do serviço.
A OLX disse que trabalha com seu provedor global para resolver uma “intermitência em serviço pontuais”.
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Logotipo da Amazon Web Services (AWS) durante evento na capital da Índia em 8 de outubro de 2025. — Foto: REUTERS/Anushree Fadnavis/Foto de arquivo
Veja abaixo alguns dos serviços digitais que apresentaram instabilidade nesta segunda-feira (20):
- iFood
- Mercado Livre
- Mercado Pago
- PicPay
- Snapchat
- Banco Pan
- Stone
- Amazon
- OLX
- Wellhub
- Claro
- Canva
- Zoom
- Alexa
- Perplexity
- Fortnite
- Prime Video
- Roblox
Entre as empresas listadas como clientes no site da AWS, estão Snapchat, Prime Video, OLX e PicPay.
Como o problema começou
A Amazon começou a identificar o problema ainda na madrugada, por volta das 4h11 (horário de Brasília). “Estamos investigando o aumento nas taxas de erro e de latência em vários serviços da AWS”, disse a companhia.
A situação começou a se normalizar por volta das 8h (horário de Brasília), mas ainda há soluções da AWS com instabilidade (veja abaixo). Perto das 14h, as reclamações de problema na AWS voltaram a subir no site Downdetector, que monitora instabilidades em sites e apps.
O que dizem as empresas
iFood: “Instabilidades em um dos nossos fornecedores de tecnologia estão afetando diversos aplicativos no mundo todo, incluindo o iFood. Por isso, o app pode apresentar lentidão ou falhas parciais em alguns serviços. Nossa equipe técnica está acompanhando a situação de perto e trabalhando para garantir o funcionamento da plataforma.”
Mercado Livre/Mercado Pago: “O Mercado Livre e Mercado Pago reconhecem que houve uma instabilidade em seus aplicativos, provocada por uma falha generalizada e ampla no sistema da AWS. Nossas equipes estão trabalhando rapidamente para restabelecer o sistema.”
PicPay: “Como outras instituições financeiras e de entretenimento, o PicPay foi afetado pela instabilidade global nos serviços da AWS. Os serviços estão mais lentos que o comum. As empresas já estão trabalhando em conjunto para resolver o problema o mais rapidamente possível.”
Snapchat: “Estamos cientes de que alguns usuários estão tendo problemas. Aguarde, estamos investigando.”
OLX: “A OLX esclarece que está passando por intermitência em serviços pontuais e está trabalhando em conjunto com o provedor global para normalizar as atividades.”