Veículo: G1
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 20/10/2025

Editoria: Amazon, L-Founders
Assuntos:

Mercado Livre, iFood e PicPay: apps têm instabilidade em dia de apagão da Amazon

Por Redação g1

20/10/2025 15h58  Atualizado há 51 minutos

  • Parte das plataformas afetadas no Brasil utiliza a infraestrutura da Amazon, mas nem todas são clientes diretas da empresa.

  • A Amazon começou a identificar o problema ainda na madrugada, por volta das 4h11 (horário de Brasília).

Nuvem da Amazon cai e derruba serviços no mundo todo

Nuvem da Amazon cai e derruba serviços no mundo todo

Plataformas como iFood, Mercado Livre e PicPay foram afetadas nesta segunda-feira (20) pela falha na Amazon Web Services (AWS), serviço de computação em nuvem da Amazon. O incidente impactou sites e aplicativos em todo o mundo.

Empresas como Duolingo, Canva, Snapchat, Fortnite e Zoom também foram prejudicadas pela falha, de acordo com a Reuters.

Outros serviços de pagamento, entretenimento, e-commerce e marketplaces também tiveram alta nas notificações de erros no Downdetector, site que monitora falhas nas plataformas digitais. Não é possível afirmar que todos os casos estão ligados ao erro na AWS (veja lista abaixo).

➡️ O que é a Amazon Web Services (AWS)? A AWS foi criada inicialmente para atender à própria Amazon, mas hoje oferece serviços como hospedagem de sites, bancos de dados e ferramentas de inteligência artificial para terceiros. Entre seus concorrentes, estão Azure (Microsoft), Google Cloud, Oracle e IBM.

O Mercado Livre, o Mercado Pago e o PicPay confirmaram que a instabilidade em seus aplicativos foi causada pela falha na AWS e afirmaram que estavam trabalhando para resolver o problema.

O iFood, um dos principais clientes da AWS no Brasil, disse que houve instabilidade em um dos seus “fornecedores de tecnologia”, o que pode causar “lentidão ou falhas em alguns serviços”. A empresa disse que sua equipe está trabalhando para garantir o funcionamento do serviço.

A OLX disse que trabalha com seu provedor global para resolver uma “intermitência em serviço pontuais”.

Logotipo da Amazon Web Services (AWS) durante evento na capital da Índia em 8 de outubro de 2025. — Foto: REUTERS/Anushree Fadnavis/Foto de arquivo

Logotipo da Amazon Web Services (AWS) durante evento na capital da Índia em 8 de outubro de 2025. — Foto: REUTERS/Anushree Fadnavis/Foto de arquivo

Veja abaixo alguns dos serviços digitais que apresentaram instabilidade nesta segunda-feira (20):

  • iFood
  • Mercado Livre
  • Mercado Pago
  • PicPay
  • Snapchat
  • Banco Pan
  • Stone
  • Amazon
  • OLX
  • Wellhub
  • Claro
  • Canva
  • Zoom
  • Alexa
  • Perplexity
  • Pinterest
  • Fortnite
  • Prime Video
  • Roblox

 

Entre as empresas listadas como clientes no site da AWS, estão Snapchat, Prime Video, OLX e PicPay.

Como o problema começou

 

A Amazon começou a identificar o problema ainda na madrugada, por volta das 4h11 (horário de Brasília). “Estamos investigando o aumento nas taxas de erro e de latência em vários serviços da AWS”, disse a companhia.

A situação começou a se normalizar por volta das 8h (horário de Brasília), mas ainda há soluções da AWS com instabilidade (veja abaixo). Perto das 14h, as reclamações de problema na AWS voltaram a subir no site Downdetector, que monitora instabilidades em sites e apps.

O que dizem as empresas

 

iFood: “Instabilidades em um dos nossos fornecedores de tecnologia estão afetando diversos aplicativos no mundo todo, incluindo o iFood. Por isso, o app pode apresentar lentidão ou falhas parciais em alguns serviços. Nossa equipe técnica está acompanhando a situação de perto e trabalhando para garantir o funcionamento da plataforma.”

Mercado Livre/Mercado Pago: “O Mercado Livre e Mercado Pago reconhecem que houve uma instabilidade em seus aplicativos, provocada por uma falha generalizada e ampla no sistema da AWS. Nossas equipes estão trabalhando rapidamente para restabelecer o sistema.”

PicPay: “Como outras instituições financeiras e de entretenimento, o PicPay foi afetado pela instabilidade global nos serviços da AWS. Os serviços estão mais lentos que o comum. As empresas já estão trabalhando em conjunto para resolver o problema o mais rapidamente possível.”

Snapchat: “Estamos cientes de que alguns usuários estão tendo problemas. Aguarde, estamos investigando.”

OLX: “A OLX esclarece que está passando por intermitência em serviços pontuais e está trabalhando em conjunto com o provedor global para normalizar as atividades.”