Também conhecido como Mansão de Rodrigues Alves, o palacete abre as portas após três anos de obras que restauraram seu charme original.

Após o anúncio de que o Edifício Martinelli retomaria as visitas guiadas, é a vez de outro imóvel histórico de São Paulo abrir as portas ao público. Estamos falando do Palacete Piauí, que, após uma grande reforma, convida os paulistanos a apreciar de perto sua arquitetura centenária.
Localizado na esquina das ruas Piauí e Itacolomi, em Higienópolis, o casarão é um dos últimos remanescentes da elite cafeeira que ainda resiste em São Paulo. As visitas guiadas começam em outubro e serão temporárias, representando uma oportunidade única de conhecê-lo por dentro, sem custo algum.

Palacete Piauí: charme cafeeiro em pleno Higienópolis
A construção do casarão teve início em 1916, durante o ciclo do café, a pedido de José Mariano, sobrinho do então presidente Rodrigues Alves. Após a morte de José Mariano, sua viúva vendeu o imóvel, que passou abrigar órgãos públicos e governamentais.
Nas últimas duas décadas, porém, o Palacete Piauí permaneceu desocupado e entrou em processo de decadência. Apesar de tombado pelo patrimônio histórico, o casarão dava sinais de abandono e perdeu o brilho de sua bela arquitetura.
Atualmente, o imóvel pertence às empresas Helbor e MPD, que pretendem incorporá-lo em seu novo projeto imobiliário. Para isso, as incorporadoras financiaram uma grande reforma de três anos, que devolveu ao casarão sua elegância e reviveu os luxos da antiga elite cafeeira paulistana.
Como visitar?
De cara nova, o Palacete Piauí abre as portas para quem quiser conhecer suas belezas de perto. As visitas guiadas começam em 6 de outubro e ocorrerão quinzenalmente, de forma gratuita. Durante o passeio, os visitantes poderão conhecer as relíquias do casarão na companhia de monitores do Estúdio Sarasá, responsável pela sua restauração.
Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site do Palacete Piauí e aguardar a confirmação pelo e-mail. Aproveite enquanto há tempo, pois as visitas só ocorrem até novembro!