Veículo: VEJA Negócios
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 11/09/2025

Editoria: L-Founders, Mercado Livre, Shopee/Shein
Assuntos:

TikTok Shop é a nova rival de Mercado Livre e Shopee e vendas surpreendem

A guerra do frete grátis ganhou um concorrente de peso
Por Diego Gimenes
SEGUIR

11 set 2025, 12h36

BRAZIL - 2022/04/22: In this photo illustration, the Mercado Livre logo is seen in the background of a silhouetted woman holding a mobile phone. (Photo Illustration by Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)(Rafael Henrique/Getty Images)

A TikTok Shop chegou para valer e se transformou em uma concorrente das tradicionais varejistas Mercado Livre e Shopee. A plataforma chinesa lançou seu marketplace no último mês de maio e os números de vendas já surpreendem alguns analistas. O Itaú BBA afirma que a nova plataforma de vendas do TikTok apresenta resultados chamativos e que a categoria Beleza e Cuidados Pessoais é responsável, sozinha, por cerca de 20% das vendas.  “A TikTok Shop foi lançada no Brasil em maio e cresceu de cerca de 1 milhão de dólares em maio (de acordo com o monitoramento da Tabcut) para 25,7 milhões em julho e, em seguida, para 46,1 milhões em agosto”, escrevem os analistas em relatório enviado a clientes.

A disparada nas vendas da plataforma representa apenas 2% das vendas do Mercado Livre no período, mas já torna a TikTok Shop mais significativa na narrativa competitiva no Brasil para os analistas do Itaú BBA. “O Brasil é o terceiro maior mercado do TikTok em número de usuários, o que confere à iniciativa comercial um amplo alcance e uma base de influenciadores que pode ser mobilizada rapidamente”, dizem. Os analistas acreditam que o cenário competitivo atual do Brasil no varejo é o mais acirrado já visto na história e que o Mercado Livre continua líder no mercado online e com mais de 40% de participação de mercado, mas que a Shopee está gradualmente diminuindo a diferença.