Inditex registrou US$ 21,50 bilhões em vendas no período, alta de 1,6% sobre os primeiros seis meses de 2024
Por Dow Jones — São Paulo
10/09/2025 07h51 Atualizado agora
A Inditex, controladora da Zara, divulgou vendas no primeiro semestre que ficaram ligeiramente abaixo das projeções dos analistas, mas o crescimento acelerou durante o verão após uma desaceleração no início do ano, em meio à forte concorrência no setor de moda.
A gigante espanhola da moda informou nesta quarta-feira (10) que as vendas no semestre encerrado em julho totalizaram 18,36 bilhões de euros (US$ 21,50 bilhões), um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior. O resultado ficou abaixo da previsão dos analistas de 18,55 bilhões de euros, segundo uma pesquisa de estimativas da Visible Alpha.
A empresa, que também é dona de marcas como Pull & Bear e Bershka, afirmou que as vendas do primeiro semestre cresceram 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando excluídos os efeitos cambiais. Isso representa uma aceleração em relação ao aumento de 4,2% registrado no primeiro trimestre.
A tendência de alta continuou em agosto e início de setembro, quando as vendas subiram 9% em moeda constante, segundo a Inditex.
O lucro líquido do primeiro semestre aumentou 0,8%, para 2,79 bilhões de euros, enquanto o lucro antes de juros e impostos subiu 0,9%, para 3,57 bilhões de euros.
Em março, o grupo divulgou resultados que geraram preocupações sobre uma desaceleração nas vendas após um forte período pós-pandemia, no qual a empresa superou sua tradicional rival sueca H&M.
A Inditex opera em 214 mercados, com baixa participação em um setor que descreve como fragmentado. A empresa afirmou que está trabalhando para otimizar suas lojas e aumentar a produtividade, com meta de crescimento bruto anual de espaço de cerca de 5% entre 2025 e 2026.
Para o ano fiscal que termina em janeiro de 2026, a Inditex continua esperando uma margem bruta estável, com variação de até 50 pontos-base. A empresa também estima um impacto negativo de 4% da variação cambial sobre as vendas.
A Inditex informou que seu plano de expansão logística, que prevê um investimento de cerca de 1,8 bilhão de euros, está em andamento. A varejista pretende ampliar suas capacidades, gerar eficiências e aumentar sua diferenciação competitiva em um momento em que o setor de moda enfrenta forte concorrência de rivais chineses como Shein e Temu, além do impacto das tarifas impostas pelo presidente Trump.
A concorrente Primark espera que as vendas do trimestre e do semestre encerrado no sábado cresçam 1%, com novas lojas compensando uma provável queda nas vendas em mesmas lojas, segundo informou a controladora Associated British Foods nesta quarta-feira.
— Foto: Brent Lewin/Bloomberg