Veículo: CNN Brasil
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 10/09/2025

Editoria: L-Founders, Mercado Livre
Assuntos:

Consumidores gamers crescem 80% em um ano, aponta Mercado Livre

Ticket médio desse público é três vezes maior; a média é de 829 buscas por minuto

Guilherme Gama, da CNN, em São Paulo09/09/25 às 17:34 | Atualizado 09/09/25 às 17:34
Garotos têm maior interesse pelo videogame  • Dixit Dhinakaran/Unsplash

Os gamers têm um ticket médio três vezes maior do que a média dos outros consumidores e cresceram quase 80% no marketplace de abril do ano passado até o mesmo mês deste ano, de acordo com o de Mercado Ads, unidade de negócios de publicidade do Mercado Livre, cedido com exclusividade à CNN.

O valor gasto pelos compradores desse perfil mais que dobrou na plataforma e têm preferências por monitores gamers, consoles e notebooks gamers.

No mesmo carrinho, esses consumidores costumam agregar outros produtos como acessórios para celulares, itens de cozinha, materiais escolares e móveis para casa.

O público ainda volta ao marketplace para comprar outras diversas categorias de itens para automóveis e até calçados. Este público faz em média 829 buscas por minuto e compra pelo menos dois produtos da categoria no ano, de acordo com a pesquisa.

“Os compradores gamers têm uma frequência e recorrência de compra 30% maior do que a média do Mercado Livre, com destaque para a aquisição de produtos de alto valor que ofereçam performance, boa resolução, design, durabilidade e facilidade de upgrade”, destaca Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads no Brasil.

Os consumidores gamers se identificam majoritariamente com o gênero masculino (74%), possuem idade entre 25 e 44 anos (60%), e vivem em sua maioria na região Sudeste (55%).

“São milhões de usuários navegando neste universo, o que reflete em um aumento de 56% nas buscas desta categoria”, acrescenta o executivo.

O estudo revela ainda que os brasileiros são mais influenciados por anúncios de produtos gamers em comparação aos de outras categorias.

Cerca de sete em cada dez respondentes da pesquisa disseram que já haviam comprado um produto pela primeira vez após serem impactados por uma publicidade.

Já quando perguntados sobre itens relacionados aos games, o índice é de 81%.