
A Black Friday deixou de ser apenas uma data para descontos e se tornou um laboratório de inovação, em que a Inteligência Artificial (IA), robótica e integração de dados estão mudando a forma como as empresas operam e se conectam com os consumidores.
Em palestra no evento Google Black Friday, a futurista Amy Webb, CEO da Future Today Strategy Group, comparou o varejo atual a uma corrida de Fórmula 1. “O que aconteceu naquela corrida é um exemplo de posicionamento agora e próximo: olhar para o curto prazo e preparar-se para o longo prazo”, disse, lembrando a vitória de Max Verstappen sobre Lewis Hamilton no Grande Prêmio de Abu Dhabi, em 2021.
Emmy destaca que, em poucos anos, muitas práticas de varejo que hoje parecem impossíveis serão realidade. “Isso exige posicionamento agora e próximo. É uma mentalidade que todos vocês precisam ter. O futuro do varejo e das compras, nesse momento de IA, é como um carro de segurança: um momento de reset” diz.
No varejo, isso se traduz em três frentes principais:
- Inteligência viva: IA, sensoriamento e biotecnologia convergem para criar sistemas que aprendem e evoluem. Com dados digitais e físicos do usuário, antecipam necessidades e personalizam experiências de compra, sem necessidade de senhas ou biometria tradicional. Isso possibilitará compras hiperpersonalizadas, imagens e conteúdos adaptativos e assistência de compra emocional.
- Robótica: de braços automatizados a drones e dark stores, os robôs de amanhã não serão apenas humanoides; podem assumir diversas formas, podendo monitorar estoques 24/7 de forma contínua, eficiente e confiável.
- Camada de poder (Power Layer): integração total da IA, dados, logística, pagamentos e fidelidade, permitindo decisões em tempo real. O diferencial do varejo será essa integração, assim como nas paradas estratégicas da Fórmula 1.
“Em resumo, a IA no varejo será a base para personalização, eficiência e inovação, e é crucial começar a praticar o posicionamento agora e próximo hoje, para estar preparado para os desafios e oportunidades das próximas Black Fridays“, diz Emmy.