Veículo: Valor Econômico
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Data: 29/08/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
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Consumidor adota “otimismo equilibrado” na Black Friday 2025, diz Google

Mesmo em um cenário econômico de juros altos e pressão sobre o poder de compra, os eletrônicos se mantêm na lista de desejos de 71% dos brasileiros para a temporada de promoções da Black Friday em 2025, mostra uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Google durante evento, em São Paulo.

O estudo realizado em julho pelo Google com 2.000 consumidores, em parceria com a empresa de pesquisas Offerwise, mostra que o tíquete médio de compras para a Black Friday desde ano é de R$ 600, valor similar ao observado em 2024.

O clima para este ano é de “otimismo equilibrado”, disse a diretora-geral de Negócios para Varejo e Tecnologia do Google no Brasil, Gleidys Salvanha, ao Valor, durante encontro com jornalistas. O evento realizado pela empresa reuniu cerca de 800 participantes.

Salvanha destacou que o brasileiro já iniciou sua lista de compras para a Black Friday com foco em produtos de maior valor. “O bolo do tíquete médio alto”, segundo a executiva, segue concentrado na Black Friday, enquanto o Natal ficou reservado a presentes com menor valor. Isso porque, para 48% dos brasileiros, a Black Friday é a única ocasião que justifica a compra de bens duráveis e itens de alto valor.

Outro dado do levantamento é que seis em cada 10 entrevistados pretendem aproveitar a temporada de compras e outros 39% pretendem gastar mais neste ano do que na edição de 2024. Para tanto, 49% disseram que se planejaram financeiramente para a data e 54% guardaram dinheiro especificamente para esse momento; outros 83% destacam que iniciam a economia mais de um mês antes do evento.

O desejo de comprar ganha um aliado com as ferramentas de inteligência artificial (IA) avançadas. O estudo mostra que, desde 2024, o número de consumidores que usam IA para buscar produtos dobrou. A aposta do Google, portanto, são tecnologias como o ‘Modo IA’, que entrará em prática no Brasil nas próximas semanas. “É uma repaginação completa da ferramenta de buscas”, disse o presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho.

O recurso promete ser mais amplo do que o resumo de resultados com IA, o “AI Overview”, já presente no buscador. Será possível, por exemplo, fazer buscas de roupas relacionadas a um tipo de evento, como uma “festa no jardim” ou procurar um sofá que combine com o estilo da sala de estar do usuário.

O executivo também demonstrou recursos de IA como pesquisas de objetos e locais por vídeo, usando o assistente de IA por voz “Gemini Live”, o “Circule para Pesquisar”, que busca detalhes em fotos que o consumidor seleciona, e o “Try it on” (Experimente, em tradução livre para o português), que cria um provador virtual em lojas on-line usando suas próprias fotos. Este último recurso de IA generativa é oferecido por startups brasileiras, como a Dora, em sites de e-commerce. Os novos recursos ainda não têm data de lançamento no Brasil.