E-commerce integrado às lojas físicas está no centro do plano. E venda de ativos vai avançar
26/08/2025 09h00 Atualizado há 2 horas
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Com a troca de comando da Americanas — com Fernando Soares substituindo Leonardo Coelho a partir de 1º de outubro — a varejista vai adotar uma nova estratégia de crescimento em meio ao processo de reestruturação, contam os executivos em entrevista ao GLOBO.
Segundo eles, o e-commerce da empresa terá papel específico, conectado às 1.520 lojas, que recebem cerca de 50 milhões de consumidores por mês.
— O nosso jogo não é vender eletroeletrônicos, como fazem os rivais chineses e argentinos. É um modelo que não funciona mais para as Americanas. Por isso, o que nós queremos fazer para o ambiente on-line é resolver a vida do cliente, a partir do que ele já conhece dentro da loja, com a experiência de compre e retire na loja, podendo retirar em poucas horas. Esse vai ser a nossa estratégia no site — diz Coelho.
Veja fotos das Lojas Americanas ao longo dos anos
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Cartão Americanas de volta
O redesenho da estratégia no ambiente digital, destaca Soares, é uma das frentes de trabalho da empresa, que envolve ainda a reaproximação com os principais fornecedores, a busca por itens exclusivos nas lojas, o relançamento do cartão de crédito da Americanas e a criação de um novo programa de fidelidade para os consumidores.
— Estamos trabalhando junto com fornecedores. Nossa estratégia é buscar um mix de produtos exclusivos assim como fizemos na Páscoa, e ampliar o sortimento — explica Soares. — Além do redesenho da estratégia do digital, outra frente é o relançamento do cartão Americanas. Vamos em setembro ainda lançar nosso programa de fidelidade, que vai dar pontos nas compras. E intensificar as ações para que a agenda da companhia seja de crescimento.
Os executivos lembraram ainda que, até o fim deste ano, será aberto o processo de venda de ativos como a rede Hortifruti Natural da Terra e a Uni.co, dona das marcas Imaginarium e Puket.
— Os processos estão em andamento, há coisas adiantadas, mas estamos em um momento de incerteza de mercado. Os processos estão acontecendo e serão apresentados aos credores — afirmou Coelho.
Redução da dívida
A empresa reduziu sua dívida de R$ 42 bilhões para R$ 1,8 bilhão, após o aporte de R$ 12 bilhões dos acionistas e a conversão de dívidas dos bancos, também no valor de R$ 12 bilhões. Segundo os executivos, a reestruturação continua, assim como a busca por ressarcimentos.
— Em abril, a companhia entrou com uma ação contra quatro ex-diretores estatutários da Americanas pela fraude contábil, e as investigações do Ministério Público Federal ainda estão em curso — lembra Coelho.
A Americanas anunciou, nesta segunda-feira, que Fernando Soares vai assumir a presidência da companhia a partir de 1º de outubro. O executivo vai substituir Leonardo Coelho, que ocupava o cargo desde fevereiro de 2023, após a fraude contábil que gerou um rombo superior a R$ 25 bilhões na varejista.
Soares, ex-CEO da Domino’s Pizza e ex-executivo da AB Inbev, ocupa o posto de vice-presidente de Operações desde setembro de 2024, quando entrou na empresa. Com a mudança, Coelho deixará o posto de diretor-presidente e passará a integrar o Comitê Financeiro da empresa.