Por Valor — São Paulo
19/08/2025 20h15 Atualizado agora
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/e/a/mWmT6sQQ60rsJsySAd9A/whatsappimage2025-08-19at201412.jpeg)
O Mercado Livre foi pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora no setor de comércio, segundo o anuário Valor Inovação Brasil 2025, realizado pelo Valor em parceria com a Strategy&, da PwC, responsável pelo desenvolvimento da metodologia e aplicação da pesquisa e elaboração do ranking.
A empresa aposta em inteligência artificial (IA) generativa, logística automatizada e serviços financeiros integrados. Com mais de 18 mil desenvolvedores — 3.500 no Brasil — e 650 profissionais dedicados a machine learning, elevou o investimento em desenvolvimento de produtos de US$ 146 milhões em 2018 para US$ 1,934 bilhão em 2024.
“A inovação é o motor para impulsionar a transformação que promovemos na região”, afirma Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder da companhia no Brasil. Segundo ele, 90% da equipe já utiliza IA generativa e análise de dados, estimulada por hackathons, workshops e outras ativações.
“Estimulamos nossas equipes a resolver problemas reais dos usuários”, resume. Em 2024, a empresa lançou iniciativas como o Meli Dólar — stablecoin atrelada ao dólar —, o Personal Banker com IA generativa e um sistema de gestão para pequenas e médias empresas (PMEs).
No e-commerce, filtros inteligentes e recomendação de moda reforçam a experiência, ao lado da expansão do programa de fidelidade MELI+ e da plataforma Mercado Play.
O anuário Valor Inovação Brasil 2025 aponta quais empresas lideram nesse quesito em 25 setores da economia. A metodologia destaca até cinco organizações em cada área de atividade — neste ano, chegamos a 123 companhias distribuídas pelos setores.