O setor de luxo no Brasil avançou 12% no país desde 2022, movimentando R$ 98 bilhões no ano passado, e deve continuar em expansão. O aumento médio anual nos próximos anos deve ficar entre 6% e 8%, com potencial para alcançar R$ 150 bilhões em 2030, segundo o estudo “A nova era de crescimento do mercado de luxo”, elaborado pela consultoria Bain Company a pedido do Valor e da “Vogue”.
As conclusões da segunda edição da pesquisa foram apresentadas nesta terça-feira (19) em um evento em São Paulo, reunindo cerca de 150 executivos e empresários do setor de luxo.
Os números do Brasil se destacam na comparação com o cenário global.
Após uma década de ascensão expressiva, o mercado mundial teve um aumento de cerca de 3% no ano passado, para € 1,48 bilhão. O resultado se dá pela desaceleração econômica da China e pelo avanço da inflação em todos os países.
Além disso, a compra de produtos de luxo recuou no intervalo analisado, enquanto a contratação de experiências – como serviços de hotelaria e de restaurantes – continuou em alta.
Segundo a diretora de redação do Valor e das publicações segmentadas de economia e negócios da Editora Globo, Maria Fernanda Delmas, quem não está inserido no mercado de luxo talvez só enxergue a ponta do consumo e não tenha ideia da receita que ele movimenta no país. A pesquisa, portanto, veio para levar informação de qualidade para o público.
A diretora-geral da Globo Condé Nast no Brasil, Paula Mageste, observou que esta é uma oportunidade para as marcas internacionais de luxo mostrarem para as matrizes as especificidades do mercado brasileiro.
Os resultados do levantamento da Bain estarão disponíveis nas plataformas digitais do Valor e da “Vogue” nesta quinta-feira (21) e na edição especial do caderno EU&, do Valor, nesta sexta-feira (22).
na qualidade de seu jornalismo.