BB-BI analisa o resultado do 2T25 de Assaí Atacadista.
Publicado por: Análise BB
2 minutos
Atualizado em
08/08/2025 às 15:27

Andréa Aznar, CNPI
Analista do BB Investimentos
O Assaí Atacadista reportou um resultado neutro para o 2T25, em nossa opinião. A companhia apresentou um crescimento tímido de receita líquida, abaixo de nossas expectativas, porém em linha com a inflação de alimentos em domicilio registrada no período, o que indica manutenção de market share. O grupo ainda apresentou melhoria de margens, mas não reduziu seu nível de endividamento conforme se esperava.

Desempenho Econômico-financeiro
A companhia apresentou um aumento de receita líquida de 6,3% na comparação anual, fechando o trimestre em R$ 19,0 bilhões, abaixo das nossas projeções (-1,0% r/e). O crescimento foi em linha com a inflação em domicílio registrada pelo IPCA em junho de 2025 de 6,23% para os últimos 12 meses. Em relação às vendas digitais, o App Meu Assaí e a parceria com empresas de _last mile _continuam em evolução, sendo importantes vetores de fidelização de clientes e aumento de receita.
O aumento do lucro bruto foi de 7,8% a/a, fechando o período em R$ 3,2 bilhões (-1,9% r/e), o que resultou em uma margem bruta de 16,7%, número superior ao apresentado no 2T24 (+0,2 p.p. a/a) e em linha com as nossas estimativas (-0,1 p.p. r/e). Segundo a empresa, essa evolução deveu-se tanto à performance das 94 lojas inauguradas nos últimos 3 anos, como à ampliação da oferta dos serviços em loja, como açougue, empórios de frios e padarias.
Já as despesas com vendas, gerais e administrativas ficaram em 11,2% em relação à receita líquida, ficando em patamar similar ao apresentado no mesmo trimestre do ano anterior. A margem EBITDA Ajustada avançou 0,3 p.p. a/a, fechando o trimestre em 7,6% (+0,2 p.p. r/e).
Por consequência, o lucro líquido ficou em R$ 219 milhões, número 78% superior ao apresentado no mesmo período do ano anterior, e com margem líquida de 1,2% (+0,5% a/a). A companhia mencionou que, neste trimestre, foram reconhecidos R$ 86 milhões em créditos fiscais que impactaram a linha de imposto de renda e contribuição social e, portanto, o lucro líquido.
Vale mencionar que a companhia apresentou um índice de dívida líquida / EBITDA ajustado Pré-IFRS dos últimos 12 meses de 3,17x, nível um pouco superior ao apresentado ao final do 1T25 (3,15x), mas 0,48x menor que o registrado no 2T24. Durante o trimestre, a companhia captou R$ 1,5 bilhão (CDI+1,20% a.a.) e realizou o pré-pagamento da 4ª emissão de debêntures no montante de R$ 2,0 bilhões (CDI+1,75% a.a.), com o intuito de reduzir o custo médio de sua dívida e alongar o prazo de pagamento. A companhia manteve como objetivo para o final de 2025 uma alavancagem financeira de até 2,60x.
Destaques 2T25

Desempenho das Ações e Perspectivas
As ações ASA3 registram alta expressiva de 81,9% desde o início do ano (até ontem, 7), número bastante superior ao registrado pelo Ibovespa no mesmo período. Em nossa opinião, a companhia tem se beneficiado de um cenário macro menos pessimista para as varejistas, especialmente por fazer parte de um segmento – o supermercadista – que tende a sofrer menos com as oscilações econômicas. Apesar da alta na inflação de alimentos em domicílio, que afeta as decisões de compra e comprometem o orçamento das famílias, o Assaí tem conseguido crescer sua receita em um patamar que mantém seu market share e apresentar melhorias em termos de rentabilidade. Apesar de o nível de endividamento permanecer elevado, é possível perceber as movimentações da companhia para que o guidance proposto de alavancagem financeira para o final do ano seja atingido, como a restrição de investimentos e a substituição de operações de crédito por papéis mais baratos e de maior prazo de pagamento. Entendemos que a manutenção da projeção de alavancagem para o final do ano em 2,6x a dívida líquida/EBITDA é um ponto positivo, além de ser uma premissa fundamental em nossa tese para uma avaliação mais positiva da companhia. A empresa ainda conta com um modelo de negócios acertado, em nossa visão, onde as galerias comerciais e os serviços ofertados aos clientes em loja continuam impulsionando o fluxo de clientes e a recorrência de compra. Nesse contexto, optamos por manter nossa recomendação de Compra e o preço-alvo em R$ 12,00 para o final de 2025.

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