Veículo: E-Commerce Brasil
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 07/08/2025

Editoria: L-Founders, Shopee/Shein
Assuntos:

Logística reversa ganha escala: SHEIN e Jadlog ampliam parceria

Após anunciar a expansão para cinco estados do Brasil no início do ano, a SHEIN anuncia hoje a ampliação da sua parceria com a Jadlog para oferecer o serviço de logística reversa aos consumidores brasileiros. A proposta quer oferecer uma alternativa prática e acessível para a devolução de produtos por meio de uma ampla rede de coleta em variados tipos de estabelecimentos, de salões de beleza até papelarias.

Shein
Iniciada em 2023, a parceria ganha expansão da logística reversa este ano (Imagem: Divulgação/SHEIN)

Em entrevista exclusiva ao E-Commerce Brasil, Cesar Borges, diretor de logística da SHEIN para a América do Sul, afirmou que a iniciativa vai funcionar para todos os negócios que a empresa tem no Brasil, sejam operações de marketplace ou crossborder. “Queremos oferecer uma capilaridade e uma experiência end-to-end para os consumidores”, ressalta.

Foco na melhor experiência

Segundo a ABComm, cerca de 30% dos produtos comprados online são devolvidos. Para Bruno Tortorello, CEO da Jadlog, esse movimento indica uma maturidade no consumidor. De acordo com ele, “isso é um reflexo do aumento da maturidade do consumidor doméstico. Em países mais maduros, o nível de devolução é superior, e isso não deve ser entendido como algo negativo, mas sim como um sinal de evolução, o processo de devolução hoje é menos atritado do que no passado”.

Portanto, o serviço pretende aprimorar o pós-compra dos clientes brasileiros e descomplicar a devolução de produtos, à medida que também reduz os custos operacionais com esse tipo de operação, que é 20% mais econômica em comparação a um serviço de coleta porta a porta. Com uma ampla rede de pontos de coleta, o consumidor pode escolher o ponto comercial de parceiros Jadlog para fazer a devolução.

Funcionamento do serviço

Por meio de um QR code, o consumidor deposita o produto em algum ponto de coleta da Jadlog, e por meio do sistema integrado entre a SHEIN e a Jadlog, a confirmação da devolução é feita, acelerando o processo de reembolso — uma das principais exigências do consumidor hoje em dia, conforme estudo da PYMNTS.

Os Jadlog Pickups são compostos por mais de 4 mil comércios de bairro espalhados por todo o país, entre salões de beleza, cafeterias, lavanderias e papelarias, entre outros estabelecimentos de bairro, que, segundo a SHEIN, buscam ampliar a conveniência para o consumidor e trazer escalabilidade às suas operações logísticas.

Concorrência acirrada

O anúncio de expansão logística e aprimoramento das políticas de frete pelas concorrentes Amazon e Mercado Livre, acompanhado da menor taxa de vacância de galpões logísticos no ano passado, acendem o alerta para a corrida logística entre os principais marketplaces.

Sobre o tema, César enfatizou: “a decisão é independente disso. Claro que estamos acompanhando o mercado, mas estamos focados em buscar soluções para atender melhor esses clientes”. O diretor também reforçou que a expansão vem pela crença de um momento de maturidade da plataforma, que atualmente possui 30 mil vendedores ativos e 50 milhões de clientes.

“Estamos tentando mostrar e esclarecer para os consumidores que existe a possibilidade de usar a rede da Jadlog para devoluções da SHEIN, por exemplo, complementando uma boa experiência de compra, considerando todo o fluxo. A ideia é que seja algo prático e positivo”, finaliza.