Veículo: Terra
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 05/08/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Furtos desafiam varejo a equilibrar segurança com experiência do cliente

Foto: Gemini
O varejo brasileiro enfrenta um desafio crescente: prevenir furtos internos e externos sem prejudicar a experiência do consumidor. Segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), o varejo brasileiro enfrentou perdas significativas em 2024, estimadas em até R$ 36,5 bilhões, com índice médio de 1,51% sobre o faturamento do setor. Furtos externos e internos continuam em alta. O atacarejo, por exemplo, com ampliação de serviços, teve alta de 48,82% nos furtos.

A Sekron Digital alerta para a importância do uso estratégico de tecnologias inteligentes, como monitoramento remoto e análise de comportamento, para garantir segurança com discrição e eficiência.

“A vigilância precisa ser invisível aos olhos do consumidor, mas absolutamente eficaz para os gestores. Tecnologias como análise de comportamento em tempo real e analíticos de detecção de situações de pânico ajudam a identificar padrões suspeitos sem expor o cliente ou criar um ambiente hostil”, explica Rafael Bernardini, CEO da Sekron Digital.

Entre as soluções mais eficazes adotadas atualmente estão as câmeras inteligentes com mapas de calor, que permitem ao varejista visualizar áreas de maior circulação e permanência dos seus clientes. Elas também identificam comportamentos fora do padrão das pessoas e, com a ajuda da inteligência artificial, detectam atitudes suspeitas, como movimentos repetitivos em áreas restritas, manipulação incomum de produtos e tentativas de ocultação de mercadorias.

Segurança que não espanta o consumidor
A preocupação com o equilíbrio entre controle e atendimento é cada vez mais latente. Segundo pesquisa da PwC Brasil, 78% dos consumidores afirmam que uma boa experiência de compra é mais importante do que o preço. Isso significa que abordagens excessivamente ostensivas podem gerar perdas maiores que os próprios furtos.

“Com medidas equivocadas, como uma abordagem mal-feita em uma pessoa suspeita, a reputação de uma marca pode estar em jogo”, diz Bernardini.

As novas soluções de prevenção de perdas, com suas tecnologias com inteligência artificial que atuam em recomendações personalizadas e análises de comportamento, tornam o processo de compra mais fluido, eficiente e agradável.

“Sistemas de monitoramento modernos não apenas reduzem perdas, mas também melhoram a gestão da loja, permitindo entender com eficiência o fluxo dos clientes e otimizar o layout, a exposição de produtos e a alocação de equipe”, diz Bernardini.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.