
Pesquisa analisou como as diferentes gerações utilizam os espaços dos shopping centers (Crédito: Arthur Nobre)
Espaço para compras, lazer, alimentação e pesquisas de preços. A utilizada dos shopping centers é vista de formas distintas por diferentes gerações. Para entender como diferentes grupos etários assimilam os espaços de compras, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) encomendou ao grupo Consumoteca a pesquisa Shopping Multigeracional.
O objetivo era compreender o comportamento de Baby Boomers (pessoas de 60 a 80 anos); Geração X (45 a 59 anos); Millennials (30 a 44 anos); Geração Z (15 a 19 anos) e Geração Alpha (até 14 anos).
A associação e a consumoteca questionaram essas pessoas a respeito das funções que os shopping centers têm para suas atividades.
Para os Baby Boomers, esses locais representam segurança e socialização, sobretudo para quem vive sozinho. Já para a Geração X, o shopping é um hub de conveniência, que reúne compras, serviços, supermercados, farmácias e lazer.
Os millennials enxergam os shopping centers como uma extensão de um estilo de vida híbrido, onde é possível conciliar refeições, trabalho remoto, autocuidado, cinema e compras rápidas. E a Geração Z enxerga nesses locais a combinação entre o mundo físico e digital, com a possibilidade de visitar as lojas físicas após ter pesquisado preços online.
Por fim, a Geração Alpha classifica os shoppings como grandes parques de diversão, com playgrounds, brinquedos e cinemas.
Preferências de várias gerações
A pesquisa ainda mapeou quais são os ambientes preferidos dos shopping centers para diferentes gerações e concluiu que a praça de alimentação é o local mais democrático e frequentado por grupos de todas as idades.
Em uma escala de preferência que vai de um a 5, os Boomers e membros da Geração X e Geração Z deram nota 4 para a praça de alimentação, enquanto os Millenials atribuíram nota máxima (5) para a importância do local.
Já os cinemas tiveram a maior importância apontada pela Geração Z (com nota 5) enquanto tiveram nota 4 dos Millennials.
Os pequenos da Geração Alpha atribuíram maior importância as operações de sorvetes e milkshakes dos shoppings, que receberam nota 5. Os membros da Geração Z deram nota 4 para esses locais.