Empresa reforça posição de destaque no setor ao investir em modernização, ampliar áreas e oferecer experiências inéditas ao consumidor
Por Multiplan
31/07/2025 10h00 Atualizado há uma hora
Obras estão ampliando o MorumbiShopping, em São Paulo. Inauguração em abril de 2026 — Foto: Divulgação
Em um cenário de constante transformação no varejo físico brasileiro, a Multiplan reafirma sua posição de destaque no setor, por meio de uma estratégia arrojada de expansão e revitalização de seu portfólio de shoppings. Com uma atuação marcada pelo planejamento de longo prazo e por investimentos robustos, a companhia mantém-se na vanguarda do setor, combinando inovação, eficiência operacional e experiência qualificada para clientes e lojistas.
5 expansões e 19 revitalizações
Atualmente, a Multiplan detém e administra 20 shopping centers no país, totalizando 891 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), e seis mil lojas. Esse número cresce para 941 mil m² ao incluir os dois complexos de torres corporativas sob gestão, consolidando um dos maiores e mais qualificados portfólios do Brasil.
Expansão do ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, inaugurada em 2024 — Foto: Divulgação
Nos últimos três anos, a companhia acelerou o ritmo de expansões e revitalizações, com cinco expansões e 19 shoppings passando por intervenções.
Somente para as expansões, a empresa está investindo mais de R$ 900 milhões, com acréscimo de cerca de 50 mil m2 de ABL e mais de 200 novas operações, até o final de 2026.
Das cinco expansões, duas já estão concluídas e foram entregues ao público ano passado: DiamondMall, em Belo Horizonte, e ParkShoppingBarigüi, em Curitiba.
Outras três estão em fase de construção: Parque Shopping Maceió, que será inaugurada em novembro deste ano, MorumbiShopping; em São Paulo; e ParkShopping, em Brasília, previstas para 2026.
A empresa ainda tem duas expansões no pipeline de projetos: JundiaíShopping e ParkShoppingSãoCaetano, ambas em São Paulo.
“A gestão ativa do nosso portfólio é fundamental para mantê-lo atrativo e relevante para clientes e lojistas. Já está comprovado que as ampliações e as melhorias refletem diretamente na satisfação do público que frequenta os nossos shoppings e no aumento das vendas”, afirma Eduardo Kaminitz Peres, presidente da Multiplan.
EDUARDO KAMINITZ PERES presidente da Multiplan — Foto: Divulgação
“Trabalhamos para manter a Multiplan sempre um passo à frente, buscando excelência operacional e crescimento sustentável. Os resultados comprovam que nossa estratégia está no caminho certo, beneficiando clientes, lojistas e investidores.”
— Eduardo Kaminitz Peres, presidente da Multiplan
Vendas crescem 12,8%
O reflexo dessa estratégia aparece no desempenho operacional. No segundo trimestre de 2025, as vendas dos lojistas atingiram R$ 6,3 bilhões, com crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período do ano anterior — o maior aumento para um segundo trimestre desde 2014*. Mais da metade dos shoppings registrou avanços de dois dígitos nas vendas, em parte graças ao sucesso das expansões no DiamondMall (+31,6% em vendas) e ParkShoppingBarigüi (+28,2%).
O ParkShopping, em Brasília, também passa por obras de expansão, que serão entregues em novembro de 2026 — Foto: Divulgação
A gestão ativa do mix de lojas e melhorias em infraestrutura elevou a experiência do consumidor e impulsionou resultados: as vendas nas mesmas lojas cresceram 10,9% no trimestre, e a ocupação manteve-se em patamar elevado — 96,1%, a maior taxa desde o segundo trimestre de 2020.
Pesquisa recente, apresentada na última reunião pública da empresa, mostrou que 88% dos consumidores notaram melhorias significativas nos shoppings revitalizados, indicando percepção clara do valor agregado.
Além da renovação dos espaços, o portfólio da Multiplan vem sendo ampliado de maneira estratégica. A companhia ainda dispõe de mais de 600 mil m² de terrenos para futuros projetos multiúso integrados aos shoppings — um horizonte de crescimento alinhado com a tendência de integração entre consumo, lazer, serviços e moradia nos grandes centros urbanos.
Obras de expansão do Parque Shopping Maceió, na capital alagoana, com inauguração em novembro deste ano — Foto: Divulgação
Ganho de market share
A robustez da Multiplan fica clara nos números: com uma margem Receita Operacional Líquida (NOI) recorde, de 95%, no segundo trimestre de 2025, a empresa atingiu o maior patamar de eficiência desde sua abertura de capital, em 2007. A companhia também vem expandindo seu market share de vendas, saltando de 8,5% de participação no mercado de shoppings brasileiro, em 2019, para 12%, em 2024. Além disso, desde 2021, a Multiplan cresce consistentemente acima do varejo nacional (64,1% de aumento nas vendas dos shoppings da empresa, em relação a 24,6% dos shoppings brasileiros).
“Trabalhamos para manter a Multiplan sempre um passo à frente, buscando excelência operacional e crescimento sustentável. Os resultados comprovam que nossa estratégia está no caminho certo, beneficiando clientes, lojistas e investidores”, conclui Eduardo Kaminitz Peres.
Multiplan — Foto: G.lab
EXCLUINDO O PERÍODO DA PANDEMIA (2020 – 2022) **FONTE ABRASCE ***NÚMEROS DA MULTIPLAN DIVIDIDOS PELA MÉDIA DOS NÚMEROS DOS SHOPPINGS DO BRASIL, DISPONIBILIZADOS PELO CENSO DA ABRASCE EM 2024: R$ 24,0 BILHÕES / R$ 198,4 BILHÕES.