Rede varejista vive seu melhor momento ao completar 50 anos de presença no País, com diversificação de formatos que atendem o cliente em toda a sua jornada de compra
A chegada do Grupo Carrefour ao Brasil, em 1975, representou o início de um capítulo importante da história do varejo no País. Foi o ponto de partida para a construção de um ecossistema completo e integrado, consolidado ao longo das últimas cinco décadas pela inclusão e expansão de outros negócios. Marcos dessa trajetória foram a aquisição em 2007 do Atacadão, hoje líder do atacarejo no Brasil, e, em 2021, do Grupo Big, que completou o portfólio do Grupo Carrefour Brasil com o Sam’s Club, único clube de compras do país.

Hoje, o Grupo Carrefour Brasil é a maior rede varejista alimentar e segundo maior empregador privado do Brasil, com 130 mil colaboradores. Suas três marcas, complementares e sinérgicas, atingem diferentes públicos: Atacadão democratiza o acesso a preços competitivos, Carrefour leva qualidade e variedade a milhões de brasileiros todos os dias e Sam’s Club oferece uma experiência premium com produtos importados exclusivos.
Essa nova configuração levou ao replanejamento da presença física em todo o País, incluindo a rápida multiplicação da rede Atacadão (que chegou a 383 lojas) e o crescimento expressivo do Sam’s Club – de 1,8 milhão para quase 4 milhões de sócios nos últimos três anos, desde a aquisição. Na soma do grupo, são mais de mil pontos de venda instalados em todas as Unidades da Federação (considerando as lojas das três bandeiras, postos e drogarias), frequentados a cada mês por mais de 60 milhões de clientes.
Histórias que se cruzam
A palavra carrefour significa “cruzamento”, referência à esquina em que surgiu a primeira unidade, em 1959, no município francês de Annecy. A grande novidade do empreendimento era o modelo de autoatendimento. Com o tempo, o mercado brasileiro se tornou o segundo mais importante para o Carrefour em todo o mundo, atrás somente do mercado francês, entre os mais de 30 países em que o grupo está presente.
No Brasil, terra da diversidade, o nome do grupo ganhou um novo sentido, simbolizando inúmeras histórias que se cruzam em uma trajetória repleta de desafios e de conquistas. “São cinco décadas cruzando com a vida dos brasileiros. Temos milhares de fornecedores, são milhões de pessoas que já foram colaboradoras, 60 milhões de clientes que hoje em dia passam mensalmente pelas lojas”, diz Danilo Vicente, diretor sênior de Comunicação Externa, Interna e de Marketing Institucional do Grupo Carrefour Brasil. “E estes números superlativos são também uma responsabilidade. Nossa base, por ser um varejista alimentar, é oferecer alimentação de maneira acessível e com qualidade, mas aprendemos a importância de ir além, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e sustentável”.
Os negócios foram sendo gradualmente expandidos para além do varejo alimentar, sempre com o objetivo de atender o cliente onde ele quiser, da forma que preferir: o Banco Carrefour, que nasce com o cartão Carrefour em 1989 e se torna um banco em 2007, o único pertencente a um varejista; Carrefour Property, que administra o patrimônio imobiliário do grupo, que detém a maior parte dos imóveis onde as lojas estão instaladas, além de otimizar os terrenos onde possui lojas – o mais recente empreendimento nessa área é a transformação do terreno de 5 mil m² em que o Carrefour abriu a primeira loja no Brasil em um complexo multiuso com shopping, o Paseo Alto das Nações, e três torres comerciais e residenciais, incluindo a mais alta de São Paulo, com 219 metros de altura. O grupo já administra dois outros shoppings na capital paulista: Jardim Pamplona e Butantã.
Memória afetiva
Os 50 anos do Grupo Carrefour no Brasil estão sendo celebrados com duas grandes campanhas: a institucional, com o conceito Histórias Que se Cruzam, celebrando todo o ecossistema do Grupo (colaboradores, clientes, fornecedores); e a campanha do Carrefour Varejo, que reforça a ligação da empresa com os brasileiros, estrelada pelo apresentador Marcos Mion. “Ele foi escolhido como embaixador do aniversário por falar bem com os jovens e também com o nosso público mais tradicional, formado por donas de casa e líderes de família”, diz Claudia Vilhena, diretora de marketing das bandeiras Carrefour e Sam’s Club.
O conceito que sintetiza as mensagens da campanha é “Alimente o seu melhor”, referência tanto à alimentação – setor central de atuação do grupo – quanto a várias outras acepções, sempre valorizando as escolhas e as conquistas dos brasileiros. Outro destaque é o retorno da patinadora, ícone de campanhas anteriores que faz parte da memória afetiva do público.
Uma série de ações promocionais serão realizadas até outubro, o mês do aniversário, sempre tendo o número 50 como referência – exemplos são “R$ 50 para quem tem 50”, que oferecerá descontos exclusivos para clientes também nascidos em 1975, e “Minuto 50 nos relógios de rua”, quando, durante o intervalo do minuto 50 na prorrogação das partidas de futebol transmitidas pela Rádio 97FM, relógios digitais de rua em cidades como São Paulo, Porto Alegre e Recife exibirão ofertas especiais do Carrefour.
