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Data: 23/07/2025

Editoria: L-Founders, Mercado Livre, Shopee/Shein
Assuntos:

Disputa: Na corrida contra Shopee, Mercado Livre aposta em frete grátis e cupons

Campanha mais cara da história da empresa para o Dia dos Pais mira categorias populares e tenta conter avanço de concorrentes asiáticos como Shopee, Temu e Shein

Créditos: Divulgação/Mercado Livre
Escrito en ECONOMIA el 22/7/2025 · 18:52 hs

O Mercado Livre deu início nesta segunda-feira (21) à maior campanha de Dia dos Pais já realizada pela empresa no Brasil desde que começou a operar no país, em 1999. A ação prevê a distribuição de R$ 40 milhões em cupons de desconto — mesmo valor investido na última Black Friday — e se concentra nas categorias de moda, beleza, eletrônicos, casa e decoração, esportes e celulares.

O investimento representa mais de três vezes o valor aplicado na data em 2024, que havia sido de R$ 12 milhões. A empresa também oferece frete grátis para compras acima de R$ 19 e parcelamento em até 21 vezes sem juros com o cartão Mercado Pago. A proposta é estimular tanto compras planejadas quanto de oportunidade, com foco especial em produtos de valor mais acessível.

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Essa é a primeira campanha de Dia dos Pais a integrar o novo modelo logístico lançado em junho, voltado a aumentar a frequência de uso da plataforma e reforçar a presença do marketplace em segmentos de baixo tíquete médio.

Aposta para enfrentar concorrência asiática

A movimentação reforça a estratégia de competição direta com marketplaces asiáticos, como Shopee, Temu e Shein, que cresceram no Brasil oferecendo preços baixos, gamificação, cupons e promoções constantes. Segundo a App Magic, em junho, o Mercado Livre foi o aplicativo de compras mais baixado do país, mas em julho voltou ao segundo lugar, atrás da Temu.

Com essa ofensiva, a empresa tenta ampliar sua presença em categorias com alta concorrência, replicando táticas promocionais e diversificando seu portfólio de produtos. A intenção é aumentar o volume de vendas mesmo com margens mais apertadas, adotando uma abordagem semelhante à dos rivais asiáticos.

O Mercado Livre conta com uma estrutura de 19 centros de distribuição no Brasil, que permite realizar 50% das entregas no mesmo dia ou no seguinte, e 74% em até 48 horas. A companhia afirma estar preparada para o aumento na demanda gerado pela campanha de Dia dos Pais.

A ação publicitária, criada pela agência Gut, está sendo exibida em TV aberta, canais digitais e redes sociais. Ela integra o conjunto de esforços da empresa para manter a liderança no e-commerce brasileiro em meio ao avanço dos concorrentes internacionais.