Veículo: Folha de S.Paulo
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Data: 16/07/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
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Vendas não melhoram confiança do varejo

Dia das mães e o dos namorados esquentaram as vendas e o ânimo dos varejistas na capital paulista, mas isso não foi suficiente para deixar os empresários mais confiantes com os rumos de seus negócios.

Dados da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) mostram que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou 101 pontos em junho, uma alta de 1,6% ante maio. No entanto, ele recuou 5,6% no acumulado em 12 meses.

TVs à venda em loja do Magazine Luiza na Marginal Tietê, em São Paulo
TVs à venda em loja do Magazine Luiza na Marginal Tietê, em São Paulo – Danilo Verpa – 22.out.2022/Folhapress

A deterioração das condições econômicas é um dos componentes que mais pesa na confiança do empresariado. Segundo a federação, já são 28 meses consecutivos em que o ICAEC (Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio) fica abaixo de 100 pontos, sinal de insatisfação.

Isso reflete a situação das empresas: endividamento, margens apertadas de lucro, juros elevados na busca por crédito, entre outros fatores.

Mesmo após as vendas nas datas comemorativas (mães e namorados), o varejo mostra sinais de desaceleração, o que leva os empresários a adotarem uma postura mais cautelosa quanto ao futuro.

O IEEC (Índice Expectativa do Empresário do Comércio) teve a terceira alta seguida, subindo de 129 pontos, em maio, para 129,5 pontos, em junho, uma variação de apenas 0,3%.

Ainda assim, no comparativo anual, o indicador acumula queda de 6,2%, mostrando que o otimismo ainda é contido.

O IIEC (Índice de Investimentos do Empresário do Comércio) subiu 2,4% e atingiu 100 pontos em junho, retornando ao ponto que separa o pessimismo do otimismo.