Veículo: CNN
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 16/07/2025

Editoria: Amazon, L-Founders
Assuntos:

Amazon, Coca-Cola e GM: veja as empresas que se reuniram com governo

Reunião acontece no contexto do comitê interministerial criado para formular resposta brasileira à tarifa de 50% sobre importação de produtos do Brasil

Gabriel Garcia, da CNN, em Brasília16/07/25 às 16:29 | Atualizado 16/07/25 às 16:29
Vista dos arcos do Palácio do Planalto, sede do poder Executivo, com detalhe da sombra de um homem em uma das pilastras
Vista dos arcos do Palácio do Planalto, sede do poder Executivo, com detalhe da sombra de um homem em uma das pilastras  • Dida Sampaio/Estadão Conteúdo – 25.jun.2013

O governo federal se reuniu, nesta quarta-feira (16), com empresas dos Estados Unidos que atuam no Brasil para tratar da tarifa de 50% anunciada por Donald Trump sobre a importação de produtos brasileiros. A reunião acontece no contexto do comitê interministerial criado pelo Executivo para formular a resposta brasileira à taxa.

O encontro, que teve início às 15h, é comandado pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Participaram da reunião representantes de gigantes como Amazon, Coca-Cola e General Motors.

O encontro também conta com a presença de empresas que atuam no agro, como a John Deere, empresa americana de equipamentos agrícolas e de construção; e da Cargill, empresa que oferece diversos serviços ligados ao agronegócio.

Veja a lista completa de participantes do setor privado:

  • Alexandre Luque, CEO da General Manager Brasil da J&J MedTech Brasil;
  • Ligia Dutra, vice-presidente adjunta de Relações Governamentais da Cargill;
  • Mariana Orsini, diretora de relações institucionais da Brazil Country Leader da Dow;
  • Gustavo Bonora Biscassi, diretor sênior de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade América Latina Cone Sul da Coca-Cola;
  • Monica Melo, diretora Jurídica, Compliance e Assuntos Corporativos da Sylvamo;
  • Alfredo Miguel Neto, diretor de Assuntos Corporativos, Comunicações & Cidadania América Latina da John Deere;
  • Andrea Zámolyi Park, diretora de Assuntos Governamentais e Corporativos da Caterpillar;
  • Fabrizio Sardelli Panzini, diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil);
  • Nayana Rizzo Sampaio, Head Public Policy Brazil da AWS (Amazon Web Services) Brasil;
  • Pedro Palatnik, Head de Relações Governamentais e Institucionais da Corteva Agriscience;
  • Bruno Boldrin Bezerra, líder de Relações Governamentais da J&J MedTech Brasil;
  • Daniel Caramori, líder de Relações Governamentais da General Motors.

Esse é o segundo dia de reuniões do comitê. Na última terça-feira (15), foi realizada uma primeira rodada de conversas.

O governo se reuniu com representantes da indústria e do agronegócio nacional, que solicitaram que o Executivo negocie com os Estados Unidos uma ampliação do prazo para o início de vigência da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, previsto para 1° de agosto.

A ideia do Planalto é aproveitar a interlocução e o acesso dos empresários brasileiros ao mercado dos EUA para alinhar o discurso entre os setores público e privado e definir a melhor estratégia de negociação.

O vice-presidente argumenta que, antes de o governo tomar qualquer decisão, é fundamental ouvir o setor privado, que mantém interlocução direta com o mercado norte-americano.

A decisão de criar o comitê foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os trabalhos são comandados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, liderado por Alckmin, com apoio da Fazenda, Casa Civil, Itamaraty e Relações Institucionais.