Embora reconheçam o potencial da inteligência artificial (IA) generativa, os brasileiros valorizam o toque humano na criação de conteúdos e campanhas de marketing, revela o estudo “AI Monitor 2025” divulgado nesta segunda-feira (14) pela empresa de pesquisas de mercado Ipsos.
O recorte brasileiro da pesquisa, feito com 1.000 adultos entrevistados, mostra que 67% preferem artigos de notícias redigidos por pessoas, superando os 18% que preferem a criação por IA. A predileção por conteúdos humanos também se reflete em sites de marketing para clientes, com 61% dos pesquisados preferindo materiais criados manualmente, do que por um software.
A maioria dos brasileiros (67%) prefere as criações humanas para produtos televisivos, filmes e conteúdo para streaming, seguindo a mesma média dos 23.216 respondentes de 30 países.
O posicionamento é similar na publicidade. De acordo com o levantamento, 62% dos brasileiros preferem campanhas publicitárias geradas por pessoas, tanto na TV como em vídeos para redes sociais..
Segundo a Ipsos, o dado reforça a demanda por uma abordagem humanizada no marketing digital, alinhada às expectativas de um público que busca maior conexão emocional com as marcas.
A pesquisa também destaca que 36% dos consumidores brasileiros dizem confiar mais em empresas que usam ferramentas de IA para aprimorar imagens de produtos, enquanto 20% dizem confiar menos. Já 38% afirmam que confiam quando a IA é usada para criar imagens e vídeos para fins publicitários e não apenas melhorá-los, e 26% dizem que confiam menos em empresas que fazem este uso.
Para 70% dos entrevistados, é provável que mensagens publicitárias sejam direcionadas por IA no futuro, indicando um avanço na personalização de campanhas. Outras projeções incluem o uso da IA para escrever roteiros de séries e filmes (68%), redigir mais notícias e artigos para publicação (69%) e criar conteúdos publicitários (72%).
Entre os pesquisados, 68% citaram a criação de anúncios políticos com vídeos realistas gerados por IA (68%) e o mesmo percentual acredita que a IA ajudará a direcionar mais as campanhas de desinformação.
No setor de serviços, 70% dos brasileiros acreditam que IA será empregada em processos e tarefas como o registro de pedidos em restaurantes, enquanto 69% preveem a aplicação da tecnologia na seleção de candidatos a vagas de emprego.
O estudo “AI Monitor 2025” foi conduzido pela Ipsos entre 21 de março e 4 de abril de 2025. Os 1.000 entrevistados do Brasil representam a população de áreas mais urbanas, informa a empresa. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.