Veículo: Folha de S.Paulo
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 08/07/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Série da Folha mostra aumento da influência chinesa na economia do Brasil

Folha lança nesta terça-feira (8) a série Avanço Chinês, que aborda os impactos no mercado brasileiro da chegada crescente de empresas da China. As reportagens mostram como o desembarque de multinacionais asiáticas mexeu com o mercado de trabalho, a concorrência, o acesso à tecnologia e outros aspectos da economia brasileira

Do boneco Labubu aos carros elétricos, passando pelos painéis fotovoltaicos, os produtos chineses estão por toda parte. Essa vinda de empresas do país asiático se intensificou nos últimos três anos.

A imagem mostra um grupo de pessoas segurando bandeiras do Brasil e da China em um evento ao ar livre. As pessoas estão alinhadas em uma área verde, com árvores ao fundo. Elas seguram bandeiras vermelhas e verdes, além de faixas com os símbolos dos dois países. O ambiente parece festivo, com várias pessoas sorrindo e interagindo.
Bandeiras da China e do Brasil durante visita do líder chinês, Xi Jinping, a Brasília – Wang Tiancong – 21.nov.2024/Xinhua

Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil, sendo o principal destino (28%) das exportações. Ao mesmo tempo, 24% das importações vêm do gigante asiático.

O Brasil registra superávit comercial com o parceiro, que conseguiu aumentar suas vendas em quase 20% no ano passado, tendência que se manteve no primeiro semestre de 2025.

As reportagens da série explicam ainda como o cenário geopolítico, com a guerra comercial entre EUA e China, fez o país asiático ampliar relações e os investimentos na América Latina.

A aproximação entre os dois países se intensificou nos últimos anos, com acenos do governo Lula a Pequim, que recebeu duas visitas do petista no atual mandato.