Veículo: Mercado e Consumo
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 01/07/2025

Editoria: L-Founders, Pão de Açúcar
Assuntos:

Pão de Açúcar aposta em novo conceito de lojas premium com foco em experiência

No total, 11 lojas de São Paulo e do Rio de Janeiro estão sendo repaginadas

Imagem: Divulgação

A rede de supermercados Pão de Açúcar aposta em um novo conceito de lojas premium com foco na experiência de compra. No total, 11 lojas da rede de São Paulo e no Rio de Janeiro estão sendo reinauguradas e passaram por mudanças no layout, no sortimento e nos serviços.

O ambiente dessas lojas foi redesenhado em tons de branco, madeira e verde oliva. A ideia é dar protagonismo aos produtos e facilitar a jornada do cliente. As lojas oferecem uma curadoria que vai de produtos básicos para a despensa até os produtos gourmet nacionais e de importação exclusiva. Entre as categorias que passam por maiores diferenciações, estão a de carnes, incluindo cortes como pato; codorna e raças britânicas; pescados, que recebe itens como centolha e camarão rosa grande; a padaria, que traz pães artesanais, biscoitos finos e confeitaria gelada; e a seção de charcutaria, com produtos presenteáveis.

O atendimento especializado está em todas as frentes de loja: desde o hortifruti até a seção de vinhos. Nesse contexto, o Pão de Açúcar também traz uma novidade para essas unidades e apresenta o especialista de FLV (Frutas, Legumes e Verduras), que auxiliará os clientes a escolherem o produto ideal para cada ocasião, auxiliando sobre o melhor grau de maturação das frutas, legumes e verduras dependendo do objetivo que o consumidor tem para aquele item.

Público mais exigente

De acordo com o Pão de Açúcar, as lojas buscam atender a um público que tem se mostrado cada vez mais exigente, com soluções em sortimento que vão desde produtos para o dia a dia até itens mais selecionados para ocasiões especiais.

“Temos como principais objetivos aumentar a nossa base de clientes premium, e crescer em market share. Também buscamos ser a melhor escolha de perecíveis, avançando com a participação dessa categoria nas cestas dos clientes; além de evoluir com a venda de um sortimento que vai além do dia a dia”, explica a diretora de Marketing, Fidelidade e Clientes do GPA, Maria Cristina de Merçon.

De acordo com a executiva, o novo conceito que está presente nessas lojas do Pão de Açúcar foi estudado a partir de mais de um ano de pesquisas e escuta ativa para entender o que precisa ser diferente para entregar uma experiência de compra de alto padrão.

“Trabalhamos na revisão do sortimento, para que o cliente tenha sempre o ‘algo a mais’ à disposição e investimos na capacitação e desenvolvimento de um time de colaboradores que está preparado para oferecer um atendimento de excelência que encanta e fideliza”, complementa Maria Cristina.

Crescimento no primeiro trimestre

No primeiro trimestre de 2025, o Pão de Açúcar reportou um crescimento de 6,5% nas vendas totais, focado no tripé “sortimento premium, qualidade de perecíveis e alto nível de serviço”. No mesmo período, a base de clientes Mais Black — a categoria mais alta do programa de fidelidade da rede, composta pelos consumidores com maior ticket médio e maior frequência de compra — registrou alta de 11% em 12 meses. Além disso, o Pão de Açúcar cresceu 0,7 pontos percentuais em market share no segmento de supermercados premium, considerando todas as cidades onde a rede opera, conforme dados da Nielsen.

Para Maria Cristina de Merçon, a evolução do conceito de lojas da rede é resultado do foco da companhia no segmento premium. “O Pão de Açúcar é uma marca que, ao longo da história, construiu um forte vínculo emocional com os clientes. Não à toa, a bandeira teve uma evolução no share of wallet dos clientes premium, com um crescimento de 0,7 ponto percentual nos últimos 12 meses. Com as reinaugurações, o objetivo é, sem dúvidas, atender às expectativas dos nossos clientes, dando mais protagonismo para um mix de produtos selecionados e um atendimento que encanta”, afirma.

As unidades estão localizadas em diferentes bairros da cidade de São Paulo e região metropolitana, além do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. As unidades não foram selecionadas por acaso: são lojas icônicas da rede, que já ocupam um lugar de destaque na história do Pão de Açúcar e no dia a dia dos clientes, além de uma representatividade significativa nas vendas da bandeira. Ainda, a localização das unidades faz toda a diferença, já que estão em bairros no quais o perfil de consumo é ainda mais aderente à proposta de valor da marca.