Veículo: Valor Econômico
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 30/06/2025

Editoria: L-Founders, Pão de Açúcar
Assuntos:

Grupo Pão de Açúcar avança na agenda de sustentabilidade

GPA reforça compromissos e mostra como vem superando as metas e ampliando os objetivos em ESG

Por GPA

30/06/2025 08h08 Atualizado há 4 horas

Com a sustentabilidade integrada à estratégia do negócio, o Grupo Pão de Açúcar vem acelerando e ampliando suas iniciativas e metas ambientais, sociais e de governança, apresentando e comunicando seus resultados de forma concreta e clara ao mercado.

Um dos avanços mais significativos está relacionado a um dos tópicos prioritários da agenda ESG, o combate às mudanças climáticas. Em 2024, o grupo varejista atingiu a meta de 100% do consumo de energia de média tensão renovável em lojas, abastecidas pelo Mercado Livre.

Em relação à redução de emissões de carbono dos escopos 1 e 2, o resultado do ano passado foi de 51%, antecipando a meta de 50% estabelecida para 2025 (ano-base 2015), o que fez com que a companhia definisse seus objetivos de médio e longo prazos: reduzir 60% até 2030 e 70% até 2040.

Outro destaque é a jornada de diversidade, equidade e inclusão. O GPA atingiu a marca de 49,6% de mulheres líderes, em linha com o objetivo de 50% até o final de 2025, e segue ultrapassando seus compromissos de ter mais de 50% de colaboradores negros no quadro (62,5%) e de negros em cargos de liderança (58,7%).

Os indicadores de redução das emissões de carbono e a presença de mulheres na liderança fazem parte do painel de compromissos ESG que tem seus resultados atrelados à remuneração variável da liderança e de cargos elegíveis. “Integramos a sustentabilidade à estratégia corporativa e contamos com métricas unificadas para toda a companhia para uma atuação efetiva e intencional nesses temas”, destaca Erika Petri, diretora-executiva de Sustentabilidade, Recursos Humanos e Comunicação do GPA.

Responsabilidade na cadeia de valor

 

Mais do que investir em sustentabilidade dentro de casa, a companhia entende que, para fornecer produtos mais responsáveis, é preciso ter uma cadeia de valor engajada e alinhada a essa agenda. “Pautamos nossa relação com os milhares de fornecedores nas normas e regulamentações legais, e em nossas políticas, revisadas constantemente e alinhadas às melhores práticas de mercado”, afirma Erika.

Nessa frente algumas metas já foram atingidas e são acompanhadas anualmente: 100% do óleo de palma com origem identificada nos produtos de marcas próprias e exclusivas; e 100% dos frigoríficos de carne bovina comprometidos publicamente com o bem-estar animal.

No ano passado, as plataformas de e-commerce passaram a exibir um selo nos produtos que contemplam o bem-estar dos animais, incentivando o consumo consciente desses produtos. Os compromissos nesse tema também estão presentes nas cadeias de carne suína, ovos e frangos de corte até o ano de 2028. “Em 2024, demos continuidade ao engajamento da nossa cadeia, realizando auditorias, visitas e conversas com nossos fornecedores para que possamos mapear as boas práticas de manejo e de bem-estar na produção e apoiá-los na implementação de planos de ação para eventuais melhorias, alinhados aos nossos compromissos”, conta a diretora.

Olhando para o apoio aos pequenos produtores, a companhia possui um programa exclusivo, o Caras do Brasil. Existente há mais de 20 anos, ele incentiva as culturas regionais, dando espaço a produtos típicos de diferentes regiões do Brasil produzidos de forma sustentável por pequenos produtores, respeitando a sazonalidade e a capacidade de produção de cada um deles. Essa iniciativa também está ligada a parceiros, como a rede Origens Brasil, da ONG Imaflora, que promove negócios que valorizam os povos da floresta e a Amazônia viva.

GPA foca na entrega da melhor experiência de compra para os clientes — Foto: Divulgação
GPA foca na entrega da melhor experiência de compra para os clientes — Foto: Divulgação

Impacto social

 

O GPA atua intencionalmente em processos de atração e seleção que consideram a diversidade, a equidade e a inclusão. São vagas afirmativas, participação em feiras e eventos, parcerias com organizações especializadas, além de um programa de estágio 100% afirmativo. Reforçando esse tópico, em 2025, foi iniciada uma parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e o Fórum de Empresas com Refugiados para contratação desse público. Atualmente a companhia conta com mais de 400 pessoas refugiadas no seu quadro de colaboradores.

O Grupo também incentiva seus colaboradores a serem agentes de transformação por meio do Colabora, programa de voluntariado corporativo. Para o ano de 2024, a meta de participações voluntárias era de 700; entretanto, esse número foi superado e chegou a 1.196, com ações promovidas pelo Instituto GPA e realizadas diretamente em sua plataforma de voluntariado, disponibilizada para 100% dos colaboradores.

O engajamento de colaboradores, parceiros e clientes também contribui com o impacto positivo na sociedade. Um exemplo são as campanhas de arrecadação de alimentos, em que os clientes são convidados a colaborar com doações de alimentos não perecíveis mensalmente nas lojas. No ano passado, foram arrecadadas 853 toneladas destinadas a mais de 150 organizações sociais em todo o Brasil.

Outro projeto de impacto é o Parceria Contra o Desperdício, que já tem 30 anos, sendo o mais longevo da companhia. “O programa destina frutas, legumes e verduras apropriados para o consumo, mas esteticamente não atrativos para a venda, para organizações sociais e bancos de alimentos”, explica Erika. No último ano, foi doada 1,2 tonelada de alimentos, apoiando na complementação de mais de 2,2 milhões de refeições.

Resultados reconhecidos

 

Em 2024, o Grupo recebeu nota “A-” no ranking do Carbon Disclosure Project (CDP), uma das principais iniciativas para medir a conscientização, a gestão de riscos e as melhores práticas relacionadas às mudanças climáticas. Além disso, pelo quinto ano consecutivo, a companhia foi selecionada para integrar a Carteira 2025 do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, um indicador do comprometimento das empresas com a sustentabilidade, importante para apoiar investidores na tomada de decisão.

Vale ressaltar que, desde 2011, o Grupo Pão de Açúcar se mantém na carteira Índice Carbono Eficiente (ICO2), o que demonstra o compromisso com uma cadeia de valor mais consciente e dedicada à construção da economia de baixo carbono.

A companhia também foi reconhecida no Índice de Equidade Racial Empresarial (Iere) 2024, no 4º Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial; também como uma das 79 melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem no Brasil, segundo pesquisa realizada pela Human Rights Campaign Foundation (HRCF); e recebeu destaque na Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão.

“Seguimos otimistas, fortalecidos pela certeza da efetividade de nossa estratégia, que segue baseada em nossos pilares, com foco na entrega da melhor experiência de compra para os clientes em linha com o cuidado com o meio ambiente, as pessoas e a transparência”, conclui a diretora.