Veículo: Metrópoles
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 26/06/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

LVMH perde 120 bilhões de euros e afunda mercado da moda de luxo

lvmh louis vuitton mercado de luxo - metrópoles

conglomerado de luxo LVMH está enfrentando a maior crise de sua história, com os resultados da assembleia geral anual apresentando um cenário considerado desastroso. As ações da empresa caíram mais de 120 bilhões de euros do valor de mercado do grupo e perdendo o título de empresa mais bem-sucedida da França. Ao mesmo tempo, o mercado de luxo como um todo enfrenta quedas em níveis relevantes.

Arte/MetrópolesA imagem mostra diversos visuais da coleção de outono da grife Balenciaga
A Kering, que comanda a Balenciaga, caiu 45,62% em valor de mercado no último ano

Dela, fazem parte grifes como a Louis Vuitton, Dior, Tiffany & Co e Bulgari. Nomes cuja reputação fazem da LVMH um conglomerado que se impõe dentro do mercado da moda mundial. O imaginário desse sucesso, contudo, tem perdido espaço para a clara queda no valor de mercado do grupo, a maior de sua história.

A fortuna do CEO da LVMH, Bernard Arnault, também foi significativamente impactada, caindo US$ 54 bilhões em seu patrimônio líquido. Apesar do cenário, o executivo parece não ter interesse em deixar o cargo, especialmente com a recente aprovação do conselho para estender a idade de aposentadoria do presidente e CEO de 75 para 80 anos.

Chesnot/Getty ImagesBernard Arnault
Bernard Arnault

As quedas não se limitam ao grupo francês, já que a crise no mercado de luxo é geral, agravada pela retirada de compradores chineses e pelas tarifas impostas nos Estados Unidos por Donald Trump. A Kering, conglomerado que inclui Gucci, Saint Laurent, Bottega Veneta e Balenciaga, também passa por momento de turbulência nos números. No entanto, a principal razão para a crise da LVMH é atribuída ao próprio grupo.

A tendência de Arnault para aquisições consideradas como “inúteis e contraproducentes”; investimentos dispersos em áreas como moda, beleza, restaurantes e hospitalidade que preocupam os investidores; e a falta de um plano de gestão claro são tidos pela NSS Magazine como principais causadores da desvalorização histórica.

PG/Bauer-Griffin/GC ImagesNa imagem com cor, homem com a bolsa speedy da Louis Vuitton - metópoles
Marca perdeu bilhões em menos de um ano

O caso Dior

Um impacto visível no mercado da moda é o da Dior, antes vista como uma das marcas mais fortes e influentes do grupo. A grife fundada em 1946 passa por maus momentos no mercado, após série de aumentos de preços que afastaram clientes e acusações de exploração de trabalhadores sem documentos na Itália para cortar custos.

chegada de Jonathan Anderson como diretor criativo é um bom sinal, mas é incerto se será suficiente para restaurar os danos. Seu primeiro trabalho para a maison foi divulgado na última terça-feira (24/6) e tem como protagonista da campanha o jogador de futebol Kylian Mbappé.