Veículo: O Globo
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 26/06/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

A aposta ‘tech’ dos shoppings da Multiplan para ‘apresentar’ o cliente ao lojista

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

A Multiplan, dona de shoppings como Barra e Morumbi, passou a oferecer aos lojistas acesso a um arsenal de dados dificilmente disponíveis para marcas do varejo físico: do perfil demográfico de quem entra no shopping — inclusive os bairros de origem — ao chamado share of wallet, ou a proporção dos gastos do cliente no shopping que são realizados na sua loja.

As informações foram reunidas de maneira anonimizada no que a companhia da família Peres chamou de Canal Lojista, um portal web acessível apenas às marcas que atuam nos shoppings da rede. Os dados agregados sobre a clientela são obtidos por meio do aplicativo Multi — lançado pouco antes da pandemia pela Multiplan para se comunicar com os consumidores —, do programa de relacionamento MultiVocê e do histórico de vendas das próprias lojas.

‘Freeflow’

Uma das alavancas para fazer do Multi um canal confiável sobre o perfil da clientela foi a instalação do sistema freeflow nos estacionamentos, que transformou o app em meio de pagamento. Com isso, o Multi já foi baixado mais de 8,5 milhões de vezes. O número de usuários únicos ativos em 12 meses é de 3 milhões. Já o programa de relacionamento, hospedado dentro do app, teve alta de 73% no valor das notas cadastradas no primeiro trimestre.

— Por meio do programa de relacionamento, a gente já consegue ter mais informações sobre o perfil dos consumidores de até 35% das compras realizadas nos shoppings — explicou o diretor de estratégia digital da Multiplan, Richard Svartman. — O Multi serve para a gente conhecer melhor os clientes, indicar um evento etc. Então, achamos justo compartilhar os dados com os lojistas.

Além dos dados demográficos agregados sobre a clientela, na ferramenta o lojista também avalia o desempenho de sua loja no programa de relacionamento, para estimar o nível de engajamento dos clientes da marca.

— Com o portal, a gente também consegue avisar ao lojista que o cliente está indo dez vezes ao shopping, mas só uma vez à loja dele. Logo, ele pode elaborar uma estratégia para atrair esse consumidor — acrescentou Svartman.