/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/t/k/B1L0wvTrA5BqVRA5pr9Q/foto25emp-101-franquia-b2.jpg)
Os vencedores do 22º prêmio As Melhores Franquias do Brasil, realizado por Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN), foram revelados ontem (24), em evento em São Paulo. A Morana Acessórios foi eleita a Franquia do Ano, e a rede de limpeza de estofados Doutor Sofá ganhou o troféu de Melhor Microfranquia. Foram premiadas também as 93 marcas que alcançaram a cotação de cinco estrelas. O evento teve patrocínio de Caixa, Claro Empresas e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O prêmio é resultado de uma pesquisa exclusiva da Serasa Experian. Neste ano, 401 franquias foram avaliadas sob os critérios de satisfação do franqueado, desempenho e qualidade da rede. As maiores notas nesses quesitos foram obtidas por Doutor Sofá – que subiu ao palco duas vezes -, É Seguro Corretora e Onodera Estética.
“Com a união entre Valor e PEGN, temos a oportunidade de ver tanto a macroeconomia como a microeconomia, as histórias reais, que fazem o Brasil acontecer. De um tempo para cá, muito tem se falado em como o brasileiro quer empreender e, por isso, ficamos muito felizes de ver a evolução de vocês do setor de franchising, que registrou crescimento de 13,5% em 2024. Sabemos que o dia a dia é corrido e desafiador e esperamos que, com nossa cobertura, possamos ajudá-los a atravessar essa aventura que é empreender, tanto com serviço como celebrando e jogando luz nas histórias incríveis que vocês contam todos os dias”, afirmou Maria Fernanda Delmas, diretora de redação do Valor e das marcas segmentadas de economia e negócios, na abertura do evento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/9/K/3QSKNbQQycoUAQ46cv7A/arte25emp-102-franquia-b2.jpg)
“Entre as 401 redes participantes do prêmio Melhores Franquias do Brasil deste ano, 262 tiveram crescimento na receita em 2024 e 293 aumentaram o número de unidades. Se olharmos para as 93 franquias 5 estrelas, 86 cresceram em faturamento e 75 ampliaram o total de unidades”, disse Mariana Iwakura, editora-chefe de PEGN.
Fundada em 2001 por Jae Ho Lee, a partir de um negócio familiar de varejo de bijuterias em São Paulo, a Morana Acessórios aproveitou o aumento do poder de compra feminino e a ascensão da classe C para crescer nos anos 2000. Em 2024, alcançou 284 lojas. Em março, a Morana firmou uma joint venture com a argentina Blue Star Group para expandir a marca de acessórios Todomoda no Brasil. “Validar nossos esforços com esse prêmio é gratificante, mas, acima de tudo, mostra que estamos trilhando o caminho certo, com consistência, propósito e foco em resultados”, afirmou Lee.
A Doutor Sofá foi criada em 2014, a partir da dificuldade que três amigos tiveram ao procurarem um serviço de limpeza de estofados em Joinville (SC). Em 2024, eram 214 unidades no Brasil e no exterior, responsáveis por um faturamento de R$ 48 milhões. “Essa é uma validação poderosa do que construímos com consistência ao longo dos últimos 12 anos. É também reconhecimento ao nosso compromisso com qualidade, inovação e parceria com quem está na ponta da operação”, disse Raphael Quadros, CEO e um dos sócios-fundadores da Doutor Sofá.
A pesquisa que dá origem ao ranking envolve coleta e análise de dados. Primeiro, as redes enviam à Serasa Experian informações como faturamento e lucratividade. Depois, passam pelo crivo dos próprios franqueados, que avaliam quesitos como suporte e treinamentos. O ranking em 12 setores segue para validação de um conselho consultivo, a quem cabe ratificar resultados e eleger a Franquia do Ano e a Melhor Microfranquia – rede com investimento total de até R$ 135 mil.