- Produtos de beleza de prestígio na Amazon podem oferecer isenção de tarifas no Prime Day
- Os produtos acabados são frequentemente fabricados nos mercados onde são vendidos
- Marcas de luxo como Estée Lauder e L’Oréal aumentam participação de mercado da Amazon
- O modelo exclusivo para convidados da Amazon Premium Beauty atrai as principais marcas e controla os preços
- Amazon Premium Beauty compete com Sephora e Ulta, atraindo compradores mais velhos
Amazon (link) Defesa da AMZN contra tarifas (link) para o próximo Prime Day? Artigos de luxo.
presidente Donald Trump (link) As tarifas levaram alguns vendedores da Amazon que compram produtos da China e de outros países com tarifas pesadas a desistirem do Prime Day da empresa, um dos maiores eventos de vendas do ano, para proteger suas margens.
O Amazon Prime Day é agora um evento de compras de quatro dias exclusivo para membros do Amazon Prime, que ocorrerá este ano de 8 a 11 de julho.
A empresa de comércio eletrônico sediada em Seattle espera que o recente crescimento nas vendas de cosméticos de alta margem na categoria Amazon Premium Beauty amorteça o impacto das tarifas na receita de vendas do Prime Day e no sentimento do consumidor.
“A beleza se tornou, nos últimos anos, um item mais essencial na mente dos consumidores”, mesmo em tempos financeiros difíceis, disse Anna Mayo, vice-presidente da unidade Beauty Vertical da NielsenIQ.
A Amazon Premium Beauty foi inicialmente rejeitada por empresas de cosméticos de luxo que temiam que a plataforma prejudicasse sua imagem quando foi lançada em 2013. Mas esses dias acabaram. Agora, a varejista online está promovendo produtos de marcas renomadas de beleza e cuidados capilares, incluindo a da Estée Lauder. (link) EL Clinique, Olaplex
OLPX e L’Oreal (link) Decadência urbana.
Durante o evento Prime Day do ano passado, os consumidores dos EUA gastaram US$ 14,2 bilhões , um aumento de 11% em relação ao ano anterior, de acordo com o Adobe Analytics.
As principais marcas de cosméticos podem cobrar preços altos e muitas vezes não oferecem grandes descontos no Prime Day em comparação com eletrônicos, vestuário e produtos para casa.
Este ano, a Adobe Analytics espera que os descontos em produtos de beleza tenham descontos “mais brandos”, de 10% a 17%, enquanto as ofertas de eletrônicos devem variar de 14% a 22%, disse Vivek Pandya, analista-chefe da Adobe Digital Insights.
Isso, somado à facilidade de envio de pacotes pequenos da maioria dos produtos, significa que os produtos da Amazon Premium Beauty têm margens maiores do que outros produtos vendidos no Prime Day.
A Amazon “não tem uma margem de lucro enorme na maioria das categorias de produtos que vende online”, disse Renee Parker, cofundadora da consultoria Invinci e ex-executiva da Amazon. “Eles estão ganhando muito dinheiro com produtos de beleza premium porque…(eles são) pequenos e caros, e você pode enviar uma tonelada deles.” Vitaminas e suplementos são bem-sucedidos por razões semelhantes.
As vendas do Amazon Premium Beauty ganharam força depois que a gigante do comércio eletrônico começou a reprimir as falsificações e as principais empresas de beleza precisavam de novas maneiras de alcançar os clientes, disse Alfonso Emanuele de Leon, um veterano da indústria da beleza e sócio da FA Hong Kong Consultancy.
A Amazon era vista anteriormente como uma pária pelas marcas de beleza de luxo por causa dos produtos baratos no site, mas não é mais percebida dessa forma, disse Emanuele de Leon.
‘GRANDE ACELERAÇÃO’
As vendas na Amazon Premium Beauty aumentaram quase 20%, para US$ 15 bilhões, entre abril de 2024 e abril de 2025, superando o crescimento de 14% dos produtos de beleza fora da loja de e-commerce especializada, de acordo com a NielsenIQ. Também superaram o crescimento anual de 5% das vendas em lojas online no primeiro trimestre, informou a NielsenIQ.
O presidente-executivo da L’Oréal, Nicolas Hieronimus, disse durante a reunião anual da empresa em abril que ter produtos na Amazon levou a uma “enorme aceleração” na expansão de sua participação no mercado dos EUA.
A Estée Lauder lançou 11 marcas no site da Amazon nos EUA desde março de 2024. Mais de 75% dos produtos acabados da Estée vendidos nos EUA são originários dos EUA ou do Canadá e, portanto, são protegidos por acordos comerciais existentes, disse Roberto Canevari, vice-presidente executivo da cadeia de suprimentos global da Estée Lauder, em uma conferência em junho.
Lauren Gordon, vice-presidente da Amazon na Estée Lauder, disse que o Prime Day e outros “momentos de compras de alto tráfego” da Amazon dão à empresa a chance de “atrair clientes novos e existentes”.
Melis del Rey, gerente geral de saúde e beleza das lojas da Amazon nos EUA, disse que sua equipe tem sido “muito proativa” ao trabalhar com marcas premium para determinar os impactos das tarifas.
“A um nível elevado, a maioria das estratégias de abastecimento das marcas premium são locais e, portanto, a(tarifa) o impacto é menos iminente”, disse del Rey.
O Amazon Premium Beauty é um programa exclusivo para marcas enviadas e vendidas pela Amazon e por vendedores terceirizados. O departamento cresceu para mais de 10.000 produtos, e a elegibilidade das marcas é determinada caso a caso. Marcas como Dyson e Aveda, da Estée Lauder, pagam uma comissão extra de 15% à Amazon por cada venda no site, e a abordagem de vendedores terceirizados permite que as grandes marcas controlem os preços e o estoque.
Adicionar marcas de prestígio, como a Dermalogica da Unilever ULVR, ajudou a empresa a competir com os varejistas de beleza Ulta Beauty
ULTA e Sephora, que é de propriedade da LVMH
MC, e também a atrair compradores mais velhos e de renda mais alta em um momento em que a TikTok Shop está conquistando clientes mais jovens.