Veículo: Giro S.A
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Data: 11/06/2025

Editoria: Assaí, L-Founders
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Ranking do varejo alimentar: Assaí é a marca mais valiosa, valendo mais de R$ 12 bi

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A rede Assaí possui diversas lojas na capital paulista e na Grande SP (Divulgação)

No Estado de SP, são mais de 35 lojas na capital paulista. Confira o top 15 do ranking elaborado por TM20 e InfoMoney

 

A rede de varejo alimentar Assaí, pertencente ao Carrefour, é a marca mais valiosa do segmento de varejo alimentar do País. Na 2ª colocação vem o Atacadão, que faz parte do mesmo grupo. As empresas atribuem o resultado à expansão de suas operações pelo Brasil. As informações são do portal InfoMoney.

No Estado de SP, o Assaí conta com 302 lojas, sendo mais de 35 na capital paulista. A rede possui ainda unidades em Barueri, Cotia (2), Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Jandira, Osasco, Taboão da Serra (2) e Jundiaí (2).

Já o Atacadão possui 19 lojas na cidade de São Paulo. Cotia (2), Barueri (2), Osasco (2), Carapicuíba (2), Itapevi, Jundiaí, Jandira e Taboão da Serra (2) também têm unidades do hipermercado.

O ranking das marcas brasileiras mais valiosas do setor foi elaborada pela TM20 e InfoMoney, em conjunto com Brazil Panels e Elos Ayta. Mix Mateus, Supermercados BH e Pão de Açúcar integram o top 5.

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Ranking: top 15

Confira a lista das marcas mais valiosas do varejo alimentar e seu valor (R$), de acordo com o ranking:

Posição Marca Valor de marca (R$)
Assaí R$ 12,18 bilhões
Atacadão R$ 11,35 bilhões
Mix Mateus R$ 2,81 bilhões
Supermercados BH R$ 1,90 bilhão
Pão de Açúcar R$ 1,73 bilhão
Fort Atacadista R$ 1,21 bilhão
Super Muffato R$ 1,15 bilhão
Supermercados Mateus R$ 1,05 bilhão
Zaffari R$ 930 milhões
10ª Mart Minas R$ 900 milhões
11ª Supermercados Condor R$ 830 milhões
12ª Guanabara R$ 800 milhões
13ª Max Atacadista R$ 750 milhões
14ª Atakarejo R$ 570 milhões
15ª Angeloni R$ 430 milhões

Na liderança, o Assaí apresenta força de marca, com alto conhecimento, boa consideração e confiança. Seu posicionamento, contudo, está ancorado em baixos preços, o que reduz a sua contribuição de marca seja baixa.

Este termo, contribuição de marca, representa o percentual das vendas da empresa que seria perdido, se não fosse a marca. Já o termo “força da marca” representa o tamanho dela, como seu conhecimento e consideração em cada região. O valor da marca, por sua vez, é a mensuração financeira de sua influência nos resultados do negócio.

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Loja do Atacadão inaugurada em Barueri em 2023 (Divulgação/Atacadão)

Sobre o ranking

A pesquisa foi feito com consumidores do varejo alimentar, considerando supermercados e “cash & carry”, nas cinco regiões do País. Pela primeira vez, foram comparados para esta categoria marcas nacionais, como Assaí, Atacadão e Pão de Açúcar, com marcas locais fortes, como Grupo Mateus, Supermercados BH e Zaffari.

O ranking ouviu 500 pessoas das classes A, B, C, D e E. Os entrevistados são estimulados com 30 marcas, baseadas em uma pesquisa de mercado elaborada pela TM20 e realizada pela Brazil Panels.