Veículo: Otrossim
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 28/05/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Pátio Higienópolis apresenta “Morada”: exposição imersiva inédita

Morada, nina pandolfo

A arte de Nina Pandolfo ocupa os 250 metros quadrados do Vão Central do Pátio Higienópolis, com obras criadas especialmente para “Morada” – Foto: Divulgação

Até o dia 8 de junho, o Pátio Higienópolis recebe uma mostra exclusiva da artista plástica Nina Pandolfo. Intitulada “Morada”, a exposição ocupa 250 metros quadrados do Vão Central do shopping, oferecendo ao público uma jornada imersiva pelo universo lúdico e poético da artista, com obras desenvolvidas especialmente para esta ocasião. A curadoria é assinada em conjunto por Nina e sua equipe.

Nascida em Tupã (SP) em 1977, Nina Pandolfo iniciou sua trajetória artística ainda criança, pintando telas. Na adolescência, nos anos 1990, integrou grupos de teatro de rua, onde teve seu primeiro contato com o grafite – linguagem que viria a moldar sua carreira. Desde então, suas icônicas personagens femininas, com olhos grandes e expressivos, conquistaram o mundo, com passagens por 37 cidades em 17 países. Pela primeira vez, Nina leva sua obra para dentro de um shopping center. “Expor no Pátio Higienópolis é uma experiência bastante empolgante – estar num lugar confortável, acessível e surpreender o público assíduo do shopping, aguçando sua curiosidade, será uma experiência enriquecedora”, comenta a artista.

Para o Pátio Higienópolis, a presença de Nina representa um marco. “É um privilégio incluir uma artista como ela em nosso calendário cultural”, afirma Katia Gioacchini, gerente de marketing do shopping. “E não se trata de uma exposição estática: o público é convidado a participar, a sentir e interagir com as obras, tornando-se parte da experiência.”

Explorando a “Morada”

Logo na entrada, os visitantes são recebidos por uma versão em grande escala de uma das famosas meninas de Nina, com olhos móveis que parecem acompanhar os passos do público. Esse personagem dá início à viagem por diferentes galerias, cada uma revelando um aspecto singular da obra da artista, com design cenográfico assinado pelo Special Project Lab.

Segundo Nina, a ideia é expandir os limites da tela. “Quando pinto um quadro, é como se eu fizesse uma fotografia de um espaço, de uma cena, de um local. Eu faço só um recorte mental para colocar ali na tela. Mas, ao redor, existe muito mais. E é isso que a imersão trará”, explica. Em uma das experiências, os visitantes podem até mesmo interagir digitalmente com uma de suas obras, reorganizando os elementos da pintura em tempo real por meio de sensores de movimento.

As Galerias da Exposição “Morada”

  • Nina pelo Mundo: Um painel fotográfico que apresenta os principais momentos da carreira internacional da artista, com registros de exposições em lugares como Índia, Alemanha, Azerbaijão, Cuba, entre outros.

  • Galeria Imersiva Fluorescente: Espaço repleto de obras inéditas, criadas com tinta fluorescente que ressalta texturas, profundidades e camadas de cor sob iluminação especial.

  • Galeria Interativa com Realidade Aumentada: Neste ambiente, quatro obras ganham vida. Duas peças originais (“Raquimona” e “Mikimi”) estão presentes fisicamente, enquanto outras duas (“Minúcias da Vida” e “Sentimentos Oblíquo”) são transformadas por filtros que as colocam em movimento.

  • Galeria Imersiva com Video Mapping: Por meio de som, luz e projeções, o público poderá literalmente mergulhar nas criações de Nina, acompanhando seus processos de criação em uma experiência sensorial completa.

A mostra “Morada” é gratuita e promete encantar tanto quem já acompanha o trabalho de Nina Pandolfo quanto aqueles que terão seu primeiro contato com a artista nesse cenário inovador.