A Dalian Wanda Group, grande incorporadora imobiliária comercial chinesa, planeja vender 48 de seus shopping centers para uma joint venture liderada pela empresa de investimentos PAG, de Hong Kong. A medida é parte da estratégia da Wanda de se desfazer de ativos para levantar capital num contexto de retração do mercado imobiliário.
A joint venture de cinco empresas, incluindo uma subsidiária da PAG e a chinesa Tencent Holdings, adquirirá ações de 48 empresas regionais que financiam os shoppings Wanda Plaza em toda a China. Os planos foram revelados em um documento de divulgação datado de 20 de maio da Administração Estatal de Regulação do Mercado.
O Wanda Group receberá 50 bilhões de yuans (US$ 6,94 bilhões) com a transação, aliviando significativamente sua pressão de liquidez, informou o jornal chinês “The Paper” no domingo. A expectativa é que o negócio seja fechado no segundo semestre do ano.
O Wanda Group não divulgou nenhuma informação sobre a transação. Um porta-voz não quis comentar com o “Nikkei Asia”.
Desde 2015, o Wanda Group escolheu manter o mínimo possível de seus próprios ativos. Também estabeleceu uma política de foco na gestão das instalações do Wanda Plaza, em vez de possuí-las. Pelo menos 40% dos shoppings Wanda Plaza já pertencem a outras empresas.
Espera-se que o grupo continue operando as instalações após esta transação. A companhia administrava 513 shoppings de sua marca em todo o país no fim de 2024, 15 a mais do que no fim de 2023.
Com a crise imobiliária na China aumentando o risco de queda dos preços dos ativos, o Wanda Group está redobrando sua postura de buscar crescimento por meio da gestão, em vez da propriedade de instalações comerciais.
Fundado em 1988, o Wanda Group expandiu-se em linha com o crescimento econômico da China. Desde 2020, a crise imobiliária tem dificultado a captação de recursos pela empresa. Sempre que enfrentava um resgate de títulos corporativos ou outras restrições de financiamento, havia especulações sobre o risco de inadimplência.
Nos últimos anos, o Wanda Group recebeu capital externo e vendeu ativos em suas operações de cinema e hotel.