Empresas brasileiras pretendem investir mais em anúncios veiculados tanto em painéis de LED e outdoors em espaços públicos quanto em telas instaladas em shoppings, ônibus e aeroportos. É o que aponta um estudo realizado pela entidade de desenvolvimento sustentável da publicidade digital IAB Brasil em parceria com a startup de tecnologia Galaxies sobre o uso do chamado digital out-of-home (DOOH).
O levantamento destaca que 71% dos anunciantes pretendem aumentar os investimentos no canal DOOH nos próximos meses, enquanto 28% devem manter o volume atual. Apenas 2% indicam intenção de reduzir os gastos. Ao todo, foram ouvidos 133 profissionais das áreas de mídia e planejamento, marketing e comunicação e criatividade. A coleta das informações acabou em 7 de abril.
O intuito de elevar os investimentos tem a ver com a baixa participação do canal no orçamento de marketing das companhias. Na maioria das empresas (34%), os gastos com DOOH representam menos de 5% do valor da área, enquanto em 31% os investimentos giram em torno de 5% a 10%.
De acordo com o estudo, o DOOH é usado principalmente para aumentar a visibilidade das marcas (68%), promover produtos e serviços (39%) e gerar conversão direta (14%). O modelo programático, que assegura a entrega dos anúncios de acordo com determinados critérios, como o perfil da audiência, é o preferido pela maioria das empresas (53%) por oferece maior previsibilidade.
O que precisa melhorar
Ainda assim, há desafios para o avanço do DOOH programático no país. Para os entrevistados, faltam métricas padronizadas (43%), a integração é limitada com outros canais (31%), os custos são elevados (30%) e o inventário é restrito (28%). Além disso, 91% dos profissionais apontam a necessidade de capacitação principalmente em mensurar resultados e integrar canais.
“Mais do que números, essa pesquisa nos oferece uma visão sobre como o mercado tem adotado o DOOH e o DOOH programático, os principais desafios enfrentados por agências, anunciantes e veículos, e as oportunidades que se abrem para o futuro, e que são muitas”, explica a presidente do comitê de DOOH no IAB Brasil e diretora de marketing na JCDecaux, Silvia Ramazzotti.