Veículo: Valor Econômico
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Data: 14/05/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
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Estratégia de marketing da marca de luxo Jaguar volta a ser debatida

Seis meses depois de apresentar uma transformação completa em sua identidade de marca – que gerou críticas e amplo debate nas redes sociais -, a Jaguar voltou a ser alvo de comentários nas plataformas digitais e no mercado publicitário. Segundo o site britânico “Campaign”, a montadora estaria em busca de uma nova agência de publicidade.

A marca de carros de luxo pertence à Jaguar Land Rover (JLR), subsidiária da indiana Tata Motors. Desde 2021, a conta global de publicidade da Jaguar é atendida pela agência Accenture Song, com contrato vigente até meados de 2026. De acordo com o “Campaign”, a possível decisão de abrir concorrência para contratar uma nova agência teria sido motivada pelas reações negativas ao “rebranding” anunciado em novembro de 2024. Procurada pelo Valor, a Jaguar disse que “a JLR não comenta sobre contratos com fornecedores. No entanto, reforçamos que a Accenture Song segue contratada até meados de 2026. No momento, não temos mais nada a declarar sobre o assunto”.

Nizan Guanaes, publicitário e fundador da N.ideias, falou sobre o assunto em sua coluna publicada no Valor nesta terça-feira (13). Ele comparou o episódio à escolha de um novo papa e criticou a campanha: “A agência de marketing da Jaguar acabou de ser demitida depois de lançar uma campanha que nada tinha a ver com a marca de carros de luxo, como critiquei aqui em novembro. […] Ser falado é uma coisa, fazer com que o zunzunzum se transforme em conversão é outra”, escreveu.

A repercussão sobre a marca coincide com a divulgação dos resultados financeiros do grupo JLR. A receita da JLR no trimestre encerrado em 31 de março de 2025 caiu 1,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior, somando £ 7,7 bilhões. A receita total do ano fiscal de 2025 foi de £ 29 bilhões, praticamente estável frente ao exercício anterior. O lucro antes de impostos e itens excepcionais foi de £ 2,5 bilhões no ano fiscal encerrado nesse mesmo mês, representando um aumento de 15% em relação ao ano anterior. O quarto trimestre gerou um PBT de £ 875 milhões, alta de 32% frente aos £ 661 milhões do mesmo período no exercício anterior. Trata-se do décimo trimestre consecutivo com resultado positivo da jlR.

Mesmo com as críticas, a JLR reafirmou, no comunicado de resultados, o compromisso com o reposicionamento da Jaguar, agora voltada ao conceito de “luxo moderno”. “Após sua estreia europeia na Semana de Moda de Paris, o Jaguar Type 00 continua sua revelação global com uma aparição em Mônaco antes de seguir para Munique, Tóquio e Mumbai. Até o momento, mais de 32.000 pessoas em todo o mundo expressaram interesse no próximo GT elétrico reinventado da Jaguar”, informou.

A JLR, no entanto, não divulgou projeções para o próximo ano fiscal e afirmou que “continua avaliando o impacto dos desafios globais”. Em abril, a empresa interrompeu por um mês as remessas para os Estados Unidos, em resposta aos primeiros anúncios do governo Trump sobre a imposição de tarifas a veículos importados. As exportações foram retomadas em maio. A JLR possui fábricas na China (em regime de joint venture), Eslováquia, Índia e Brasil.

Lançada em novembro de 2024, a nova identidade visual da Jaguar substituiu o clássico felino saltando – símbolo da marca desde os anos 1950 – por uma letra “j” estilizada em tipografia minimalista. A campanha também chamou atenção por um vídeo que não exibia nenhum carro. Na ocasião, Camila Yu Mateus, diretora de Marketing da JLR no Brasil, afirmou ao Valor que a mudança buscava atrair indivíduos com patrimônio líquido superior a US$ 10 milhões.